De Olho na Estante – Especial Daniel Munduruku
Uma seleção especial de obras do escritor indígena, paraense de nascimento e munduruku de tradição. Com mais de vinte livros publicados, muitos premiados Brasil afora, Daniel Munduruku busca, com muita criatividade e talento, proteger e divulgar o conhecimento dos povos indígenas. Curadoria: Érica Lima.
Público: livre
Visitação: até dia 30, no horário de funcionamento da Biblioteca
Teatro na Terceira Idade
Oficina criativa e inspiradora que convida idosos a explorar o universo do teatro, utilizando a arte como ferramenta de expressão, autoconhecimento e socialização. Ressignificando objetos, contando histórias, receita culinária e remelexo corporal, vida imaginativa e memórias. Com Daia Alves.
Público: idoso
Inscrições: no Centro Cultural
Terças, das 15h30 às 17h
Encontros para Dançar – Escola Livre de Artes Arena da Cultura
Nesta oficina, os participantes são convidados a vivenciar o prazer de estar em movimento e a ampliar a compreensão sobre a dança como campo artístico. Os exercícios e dinâmicas propostos estão ligados a diferentes modalidades de dança e visam estimular o alongamento, a coordenação motora, a percepção de relações com o espaço e com o tempo e a invenção de modos próprios de dançar.
Público: adulto
Inscrições: no Centro Cultural
Quartas, das 17h30 às 19h
Brincadeiras Circenses – Escola Livre de Artes Arena da Cultura
A oficina busca promover o encontro das crianças com as artes circenses por meio de figuras e movimentos elementares de acrobacia, malabares e equilíbrio. As atividades são desenvolvidas a partir do repertório corporal que os participantes já possuem, sem a busca pelo domínio de técnicas, mas por ações lúdicas presentes nas modalidades do circo.
Público: infantil, de 6 a 10 anos
Inscrições: no Centro Cultural
Sextas, das 14h30 às 16h
Exposição Mulheres Entre Pontos
Participação de artesãs da comunidade, reunimos diversas obras entre flâmulas, quadros, bastidores e bandeiras usando principalmente a técnica de Bordado Livre, mas também explorando a Pintura sobre Tecido e Crochê.
Público: livre
No horário de funcionamento do Centro Cultural.
Oficina Catando Piolhos, contando Histórias
Leitura do conto “O pai que cata piolhos”, de Daniel Munduruku, e outras histórias que retratam um pouco da vida das crianças munduruku.
Mediação: Érica Lima.
Público: infantil
Dia 8, terça, às 10h, e dia 10, quinta, às 14h
Aiyra e o Rio – Contação de histórias
Contação de histórias da obra afroindígena e infantojuvenil “Aiyra e o Rio: O silêncio barulhento de Uaçá e a maratona do tempo”, com uso de instrumentos originários, pau de chuva, maracá e outros.
Público: livre
Dia 8, terça, às 15h
Clube Cultural de Leitura
Em busca de promover a leitura e as discussões literárias, o Clube Cultural de Leitura trata de encontros abertos para a discussão de um livro lido pelo grupo, no intuito de trocar experiências, conhecimentos e impressões. Livro do mês: “Helena”, de Machado de Assis. Mediação: Deydson Tcharles.
Público: adulto
Inscrições: no Centro Cultural
Dia 19, sábado, das 14h às 18h
Canto e Instrumentos
Venha aprender a cantar e tocar com o professor Pedro Valter.
Público: a partir de 6 anos
Inscrições: no Centro Cultural
Sextas, das 17h30 às 18h30
Capoeira Infantil
Atividade com o grupo Abadá Capoeira.
Público: infantil
Inscrições: no Centro Cultural
Terças, das 19h às 20h
Laboratório com Linhas e Agulhas – Escola Livre de Artes Arena da Cultura
Ambiente de criação e interação entre manualidades distintas que envolvem modos de fazer e possibilidades diversas de experimentações com agulhas e linhas. As técnicas de bordado, crochê, macramê, tecelagem, cerzido e costura em geral, reunidas de acordo com as habilidades apresentadas pelo grupo de trabalho, numa troca de saberes entre os participantes.
Público: livre
Inscrições: no Centro Cultural
Sextas, das 15h às 17h
2º Encontro Brasileiro de Pole e Danças
O 2º Encontro Brasileiro de Pole e Danças vai reunir artistas de todo o país em Belo Horizonte, em um festival com programações diversas.
Público: livre
Dia 5, sábado, às 15h30.
Encontros Artesanais
Oficina de artesanato e confecção de artigos voltados à preservação da memória coletiva e à promoção do bem-estar.
Público: a partir de 10 anos
Inscrições: no Centro Cultural
Quartas, das 14h às 17h
Roda de Terapia Comunitária Integrativa – TCI
A TCI é uma modalidade terapêutica que consiste em um espaço de acolhimento do sofrimento, partilha das inquietações, problemas ou situações difíceis, tanto quanto alegrias, vitórias ou histórias de superação. A TCI tem caráter preventivo, não curativo. Cada um torna-se terapeuta de si mesmo, a partir da escuta das histórias de vida que ali são relatadas.
Público: adulto
Quintas, das 14h às 16h30
Oficina Introdutória à Gestão e Produção Cultural – Escola Livre de Artes Arena da Cultura
O que é gestão cultural? E produção cultural? Como cada uma dessas áreas pode contribuir para a realização de um trabalho ou projeto artístico? Como um artista pode se autoproduzir? E se autogerir? Partindo dessas e de outras perguntas, a oficina é um convite à experimentação prática de modos de fazer gestão e produção cultural de forma sensível, criativa e ética. Tudo isso considerando o potencial que essas duas áreas têm para o desenvolvimento de trabalhos e projetos artístico-culturais nas comunidades.
Público: acima de 14 anos
Inscrições: no Centro Cultural
Quintas, das 17h às 19h
Troca de Saberes
Encontro de troca de saberes e memória relacionado ao modo de fazer de peças como crochê, bordado arraiolo, ponto-cruz, tricô e tapeçaria.
Público: a partir de 12 anos
Inscrições: no Centro Cultural
Sextas, das 14h às 15h
Brinquedos e Brincadeiras – Escola Livre de Artes Arena da Cultura
Vivência de brincadeiras populares, confecção de brinquedos, trabalho com o corpo, desenvolvimento da oralidade, e reconhecimento das artes e dos elementos da cultura brasileira presentes nas brincadeiras.
Público: infantil
Sábados, das 13h30 às 15h
Biblioteca
Espaço de leitura que oferece empréstimo de livros, revistas e quadrinhos, além de atividades literárias. Cadastre-se! Acesse nosso catálogo on-line: bibliotecasfmc.pbh.gov.br.
De terça a sexta, das 9h às 18h; sábados, das 9h às 17h
Cessão de Espaço
O CCBDI disponibiliza seus espaços para atividades culturais e artísticas, de bem-estar ou de gestão comunitária, como ensaios, encontros e reuniões públicas. Agende seu horário!
Telecentro
Acesso livre à internet para estudos e pesquisas.
No horário de funcionamento da Biblioteca