O "Requiem em Ré Menor”, composto por W. A. Mozart em 1791, é considerado uma das mais intensas e comoventes peças corais da Música de Concerto. A obra será apresentada pelo Coro Virtuosi, sob a regência do maestro Ederson Urias, na Sala Juvenal Dias, em homenagem ao Dia de Finados. Em latim, a palavra Réquiem significa descanso.
Escrita a partir da liturgia da Igreja Católica para o Dia de Finados, uma “Missa de Réquiem” é uma obra musical dedicada a pessoas falecidas. Vários compositores, como Verdi e Fauré, escreveram famosas Missas de Réquiem, mas a história do Réquiem de Mozart é cercada por lendas e mistério, o que aumenta o magnetismo do público sobre a obra. Última peça escrita por Mozart, este Réquiem foi encomendado de forma anônima por um conde alemão, que desejava homenagear a sua esposa falecida. Por estar bastante doente na época, Mozart acreditava que estava escrevendo um Réquiem para a própria morte.
Infelizmente, o compositor faleceu antes de concluí-lo, mas a peça foi completada pelo seu aluno Franz Xaver Süssmayr, a partir de rascunhos e instruções de Mozart. Sob a regência do maestro Ederson Urias, o concerto terá como solistas a soprano Daiana Melo, a contralto Sara Sagawa, o tenor Marcelo Salomão e o baixo Diego D’Almeida e contará com a presença do Coro Virtuosi e do pianista Otávio Lamounier.