Exposição: "Festa no Céu" Daiara Tukano

Ícone Descrição

Descrição

A partir de 7 de dezembro de 2025, o Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte (CCBB BH) apresenta Festa no Céu - Mirĩ'kʉã ʉmʉhsé'pʉ Bahsa'rã, instalação inédita da artista, curadora e ativista indígena Daiara Tukano. A obra ocupará o pátio do centro cultural com um arco composto por mais de 100 pássaros, em sua maioria araras, criado como homenagem à sabedoria ancestral, à preservação da floresta e ao papel das aves como intermediárias entre dimensões espirituais. A visitação é gratuita e acontece até 28 de fevereiro de 2026, de quarta a segunda, das 10h às 22h. 

A abertura acontece no dia 7 de dezembro, domingo, a partir das 17h, com a leitura de duas obras de Ailton Krenak. Primeiramente, a Roda de Leitura do Programa Educativo do CCBB traz o título infantil Kujan e os meninos sabidos. Na sequência, a artista fará a leitura do mito do nascimento dos pássaros, presente no livro Antes, o mundo não existia. 

O trabalho se estrutura como um grande móbile, no qual os pássaros aparecem em quatro posições distintas, sugerindo movimento contínuo. Feitas em material translúcido e ornamentadas com desenhos de hori em diversos tons, as peças projetam cores no espaço tanto sob a luz do sol quanto à noite, quando recebem iluminação especial. Mais que um conjunto escultórico, a instalação se propõe a funcionar como um portal para a cosmovisão indígena. 

Nas narrativas de criação do povo Yepá Mahsã Tukano, antes da multiplicação da humanidade, as Amõ Numiã, as primeiras mulheres, deram à luz os pássaros, que surgiram cantando, voando e espalhando cores pelo mundo. Encantados com esse nascimento, homens e animais passaram a cantar na floresta, cada um em sua própria língua, e a ter mirações, visões coloridas que originaram suas pinturas e desenhos. Assim surgiu a diversidade de povos e percepções que tornou possível a expansão humana. Desde então, os pássaros fazem a festa no céu, levando mensagens e sonhos em seus cantos e revoadas. 

Ao trazer esse símbolo amazônico para um espaço central da cidade como o CCBB BH, Daiara Tukano reforça a urgência de cuidar da floresta, compreendida por muitos povos como um organismo vivo cujo desequilíbrio manifesta crises espirituais profundas.

Com direção artística e curadoria de Juliana Flores e arquitetura de Camila Schmidt, a instalação integra a ação de final de ano do CCBB BH, fortalecendo a relação do museu com o público que circula diariamente pelo Circuito Liberdade.

Para a gerente geral do centro cultural, Gislane Tanaka, “Festa no Céu nasce em diálogo com a tradicional iluminação de final de ano da Praça da Liberdade, e revela a diversidade de visões que os povos originários guardam como sabedoria, abrindo espaço para um encontro sensível com suas cosmovisões. Nesta travessia entre luz, arte e ancestralidade, o CCBB BH reafirma seu compromisso de aproximar cada vez mais as pessoas da cultura”.

Ícone Localização

Localização

Ícone Rota Utilizando Google Maps  Ícone Rota Utilizando Waze
Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB - Praça da Liberdade, 450 - Funcionários
Centro-Sul
Ícone eventos mesmo local

Eventos neste mesmo local


Ícone Informações

Informações

Ícone de Horários

Horários

a
Horário: de quarta a segunda, das 10h às 22h

Entrada

Gratuito
Ícone Tags

Tag

Ícone Você pode se interessar

Você também pode se interessar