Oficina de artes visuais com foco em artesanato. Professor: Thomas Macedo.
Aulas de forró com os professores Mary e Denner Melodia.
Primeira exposição individual de Guilherme Lourenço, ilustrador, pintor e desenhista. O cotidiano e a intimidade em cada retrato. Somos percebidos, percebemos os outros e somos afetados por espaços. Aqueles que estão ao nosso redor, pessoas diferentes nos afetam de formas diferentes. Por que então uns são tão interessantes para alguns e passam despercebidos pelos demais?
Exibição de filmes para crianças e seus familiares, sempre na última quarta-feira do mês. Inclusão cultural realizada pela Tomás Educação e desenvolvida com os moradores do Alto Vera Cruz, Taquaril e Granja de Freitas.
Organizada pela Tomas Educação, em parceria com a Casa Banto e com apoio da comunidade local, reunirá apresentações de artistas da música, artes visuais e trabalhos realizados pelo grupo de mulheres, crianças e adolescentes da Tomas Educação. Nessa edição, inclui a instalação de uma obra no formato simbólico de uma casa, construída com tecidos impressos com aquarelas do Alto Vera Cruz e de Belo Horizonte, resultado da pesquisa sobre o Alto do Minério, criada pelo artista Gamba Martins, como participante no projeto Resiliente, Fa.Vela.
Aulas de violão para iniciantes. Professor: Atanir Mateus.
A atividade busca proporcionar aos participantes a aplicação de técnicas básicas do macramê, por meio da criação de peças simples, promovendo o exercício da criatividade e a socialização.
Aulas de capoeira com o professor Carlos Negão.
A atividade busca proporcionar aos participantes a oportunidade de aplicar diversas técnicas de bordado, contribuindo para a socialização, o desenvolvimento de habilidades manuais, emocionais, cognitivas e a coordenação motora dos participantes.
Programa de promoção da saúde voltado a crianças e adolescentes que enfrentam situações de alta vulnerabilidade, risco social e/ou pessoal, usando a arte como principal ferramenta de produção de cidadania e protagonismo. Realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Cáritas-MG.
Focalizando o ato de brincar, os encontros possibilitam aos participantes momentos lúdicos de interação social e contato com a cultura da infância. Crianças e famílias são estimuladas à vivência de brincadeiras populares, valorizando a confecção de brinquedos, o trabalho com o corpo, o desenvolvimento da oralidade e o reconhecimento das artes e elementos da cultura brasileira presentes nas brincadeiras.
Encontro que visa discutir diretrizes para realização das atividades relacionadas à área cultural do Território L4 e do CCAVC. Aberto a agentes culturais, parceiros e moradores da comunidade.
O CCAVC disponibiliza seus espaços para atividades culturais e artísticas, de bem-estar ou de gestão comunitária, como ensaios, encontros e reuniões públicas. Agende seu horário!