Vem aí a nossa tradicional Festa Junina em comemoração ao aniversário do Centro Cultural! Vai ter quadrilha, banda de forró, cirandeiras, apresentações musicais e de dança, comidas típicas e muita animação. Não fique de fora, que esse arraiá vai ser bão demais!
Apresentação de peça de teatro baseada em livro de José Saramago.
Inspirado na obra de Svetlana Aleksiévitch, “A Guerra Não Tem Rosto de Mulher”, o espetáculo mergulha nas histórias de mulheres que enfrentaram e enfrentam as guerras, não apenas nos campos de batalha, mas no dia a dia.
Nesta oficina, os participantes são convidados a vivenciar o prazer de dançar e estar em movimento e a ampliar a compreensão sobre a dança como campo artístico. Os exercícios e dinâmicas propostos visam estimular o alongamento, a coordenação motora, o ritmo, as relações com o espaço e com o tempo, a expressividade e a invenção de modos próprios de dançar.
Peças artesanais produzidas com cuidado e criatividade pelo grupo Mãos Amigas, que realiza atividades fixas no Centro Cultural. A mostra reúne diferentes expressões do fazer manual, valorizando saberes e práticas coletivas.
Edição especial em comemoração ao aniversário do Centro Cultural Urucuia.
Compondo a programação da Festa Junina de Aniversário, O Trio Forró Guiné convida o público para uma experiência contagiante e interativa de forró pé de serra, levando a energia vibrante do autêntico forró nordestino aos palcos, ao estilo “eu toco é pro povo”.
Compondo a programação da Festa Junina de Aniversário, Ronildo Jota chega com o melhor do sertanejo raiz pra animar nosso arraiá! Voz marcante, violão afiado e um repertório cheio de clássicos que fazem o coração bater no compasso da roça. É música boa, pra cantar junto e se emocionar!
Com cantos e danças de roda, o grupo traz a força das tradições populares e das músicas mineiras para o nosso arraiá. Uma celebração viva da cultura de raiz!
Prática corporal oriental com foco na prevenção e na promoção do equilíbrio entre corpo e mente, como forma de tratar doenças e promover o bem-estar. Orientação: Márcia Elizabeth. Realização: Secretaria Municipal de Saúde.
A capoeira é uma expressão cultural afro-brasileira que combina elementos de dança, música e luta. Incorpora movimentos acrobáticos, ritmos percussivos e técnicas de defesa, refletindo a história e a diversidade cultural do Brasil.
Entre passos marcados e abraços compassados, a oficina de bolero convida a comunidade para mergulhar na moda e na emoção desse ritmo clássico. Orientação: Vicentina Aparecida.
Arte marcial de origem coreana que utiliza movimentos de ataque e defesa com os pés e as mãos. Realização: Raça Taekwondo.
Espaço para troca de conhecimentos e saberes sobre artesanato, pintura, bordado e demais aspectos da cultura popular.
O projeto oferece uma jornada completa de formação: o teatro, passando pela dança e chegando às competências digitais, tudo para te preparar para brilhar no TikTok, Instagram e YouTube!
A aula de dança de forró é um convite para mergulhar na alegria desse ritmo brasileiro. Com foco no diversificado repertório de passos e na vivência cultural, os participantes fortalecem a conexão e o senso de comunidade, enquanto dançam e compartilham histórias. Orientação: Daiana B.
Encontros musicais que propõem o canto como meio de promoção do bem-estar mental e físico. Além dos aspectos de saúde, serão abordadas técnicas básicas de canto em grupo, aperfeiçoamento vocal e estímulo de habilidades musicais.
Ginástica baseada na medicina tradicional chinesa. Orientação: Juliana Mota. Realização: Secretaria Municipal de Saúde, por meio do NASF Barreiro.
A aula traz movimentos dinâmicos e ritmos contagiantes da cultura pop. Em um ambiente descontraído, os participantes exploram a expressão corporal e fortalecem a confiança ao som de músicas atuais. Orientação: Daiana B.
Aula de dança livre em diferentes estilos, para movimentar o corpo, explorar possibilidades e curtir a diversidade dos ritmos. Orientação: Mara Carvalho
A aula é uma jornada de autoconhecimento e expressão, explorando movimentos fluidos e intensos que conectam corpo e mente. Os participantes vivenciam a beleza dessa arte ancestral, descobrindo novas formas de expressar a feminilidade, enquanto fortalecem a confiança e celebram a diversidade de cada corpo. Orientação: Daiana B.
Os encontros favorecem o ato de brincar, possibilitando aos participantes momentos lúdicos de interação social e contato com a cultura da infância.
Espaço de leitura que oferece empréstimo de livros, revistas e quadrinhos, além de atividades literárias. Cadastre-se! Acesse nosso catálogo on-line: bibliotecasfmc.pbh.gov.br.
Acesso livre à internet para estudos e pesquisas.