Programação de Abril 2025 - Museu de Arte da Pampulha

Ícone Descrição

Descrição

Programação de Abril no Museu de Arte da Pampulha

 

DIÁLOGOS MAP - Gravura e iconografia: entre o real e o imaginário com Cristina Ávila e Luis Matuto, com mediação de Rafael Perpétuo
3 de abril
19h30 às 21h

O DIÁLOGOS MAP propõe um encontro entre a arte e a cultura visual, explorando a interseção entre a iconografia, a gravura e o imaginário coletivo. Nesta edição, contamos com a presença da pesquisadora Cristina Ávila e do artista e gravador Luis Matuto, com mediação de Rafael Perpétuo.

Cristina Ávila abordará a teoria da Escola de Warburg, trazendo referências a Panofsky para discutir como a iconografia se manifesta na arte colonial mineira. Seu percurso incluirá análises de estandartes, ilustrações em livros de irmandades e elementos como brutescos e letras capitulares, destacando as relações entre imagem e significado ao longo da história.

Luis Matuto, artista inquieto e gravador, compartilhará sua experiência na exploração da gravura como linguagem visual. Através de sua prática e de sua atuação no coletivo ARADO, ele discutirá a gravura como um meio de expressão do imaginário rural brasileiro, explorando os signos visuais que compõem a identidade cultural do país.

Com diferentes abordagens, os convidados proporcionarão um diálogo rico sobre a permanência e transformação das imagens ao longo do tempo, conectando a tradição iconográfica às possibilidades contemporâneas da gravura. Uma oportunidade única para refletir sobre os modos como o real e o imaginário se entrelaçam na construção de narrativas visuais.

SINOPSE CRISTINA ÁVILA:
A palestra propõe a introdução do conceito de iconografia , iconologia, mitos e ícones da tradução Mineira. Será feita uma mostra das precárias soluções do Período Colonial que incluem santos, soluções picturais, Oratórios populares e afro brasileiros, colagens e caligrafia  de livros de irmandades, estandartes e festas populares. Para concluir vamos passear por algumas obras contemporâneas que vislumbram e resgatam esse universo afetivo que perpassa pela tradição patrimonial imaterial e material do povo mineiro.

Classificação livre
Local: Casa Fiat de Cultura


Ahal! Oficina ao ar livre
5 de abril
10h às 12h

Mês de conscientização sobre o autismo - MAP convida IHCA

O mês de abril é o mês de conscientização sobre o autismo. A data foi escolhida porque o Dia Mundial de Conscientização do Autismo é comemorado no dia 2 de abril. Desde abril de 2023, o Educativo do Museu de Arte da Pampulha estabeleceu uma parceria com o Instituto de Habilidades de Crianças Autistas (IHCA). O IHCA conta com uma equipe de profissionais especializados, incluindo pedagogos, psicólogos e terapeutas que atuam com o público de crianças com o espectro autista. Nesse sentido, sugerimos convidá-los mais uma vez para compartilhar as atividades no jardim do MAP.
Público alvo: Crianças e adolescentes autistas
Classificação livre


Caminhada - Pampulha e Paisagem
12 de abril
9h às 12h

Sendo 15 de abril o dia Mundial da Arte, o educativo do Museu de Arte da Pampulha comemora, oferecendo ao público uma caminhada mediada que percorre o trecho entre a Igreja de São Francisco e o Mirante Bandeirantes (Aprox. 1km), com o objetivo de interpretar a paisagem da Pampulha, explorando aspectos das diversas camadas que compõem o território - história, arquitetura, paisagismo, arte, natureza e dinâmica urbana. Inspirado no trabalho desenvolvido pelo artista Márcio Diegues no Bolsa Pampulha 2013/2014, propomos uma oficina de desenho de paisagem ao ar livre. 

Assim como no trabalho do artista Márcio Diegues, em que são criados cadernos para diversos elementos da paisagem, os participantes serão convidados a pesquisar na paisagem da orla da Pampulha os objetos que vão povoar suas composições. 

Serão distribuídos materiais onde cada participante fará desenhos de acordos com os elementos que mais chamam atenção na paisagem da Pampulha.

Classificação livre
Agendamento pelo e-mail: map.educativo@pbh.gov.br


Oficina Intervenção Urbana Parquear Bando: com as coreógrafas Thembi Rosa, Margô Assis e convidados

27 de abril
9 às 11h

A proposta do Parquear Bando é experimentar a utilização dos bambus como um dispositivo para a desaceleração, equilíbrio e composição em espaços públicos das cidades.
Classificação Livre
Local: Jardins do Museu de Arte da Pampulha
 

Ícone Localização

Localização

Ícone Rota Utilizando Google Maps  Ícone Rota Utilizando Waze
Ícone Informações

Informações

Ícone de Horários

Horários

a

Entrada

Gratuito
Ícone Tags

Tag

Ícone Você pode se interessar

Você também pode se interessar