Confira as atividades do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte na programação da 9ª Semana Nacional de Arquivos
Atividades presenciais na Rua Itambé – 227, no bairro Floresta
Entrada gratuita mediante inscrição prévia: www.pbh.gov.br/apcbh
9/6 (segunda-feira)
9h às 10h30 | Palestra (presencial): “O patrimônio documental do APCBH: fontes de informação em pesquisa arquivística”
A palestra irá abordar os diferentes tipos de documentos, registros e materiais que podem ser encontrados no APCBH. Fontes de informação que fornecem informações valiosas para pesquisas históricas, culturais e de outras áreas do conhecimento.
Conteúdo geral: Tipos de Fontes, Formas de Acesso e Utilização, diferentes tipos de instrumentos de pesquisa.
10/6 (terça-feira)
9h às 10h | Oficina (presencial): “Procedimentos para a eliminação de documentos públicos na PBH”
A atividade propõe orientar aos servidores como realizar a eliminação de documentos públicos na PBH, confecção da lista de documentos para eliminação e termo de eliminação de documentos para solicitar autorização no APCBH.
14h às 15h | Oficina (presencial): “Arquivos em Rede: ética, preservação digital e memória coletiva”
Imersão crítica e prática nos desafios da preservação digital no contexto dos arquivos públicos, articulando técnicas arquivísticas com os fundamentos da memória social.
Parte-se da provocação “Digitalizar é lembrar?” para questionar as implicações éticas, políticas e técnicas da digitalização como estratégia de preservação. Ao longo das atividades, serão discutidos critérios de seleção, os riscos da obsolescência, os apagamentos e os desafios da curadoria digital participativa. A oficina busca promover uma atuação arquivística mais consciente, inclusiva e orientada para o acesso democrático à memória.
11/6 (quarta-feira)
10h às 12h (virtual): Palestra: “Memória” digital dos Arquivos
O encontro irá discutir os desafios e as estratégias para a preservação da “memória” institucional na era digital, com foco na gestão e preservação de documentos arquivísticos produzidos em ambiente eletrônico. Serão discutidos conceitos essenciais como autenticidade, autenticidade digital, ciclo de vida documental e as diretrizes para a implementação de Repositórios Digitais Arquivísticos Confiáveis (RDC-Arq).
A palestra pretende fomentar a reflexão sobre o papel das instituições arquivísticas frente às demandas da preservação digital a longo prazo, garantindo o acesso contínuo, seguro e íntegro à informação arquivística.