.
GUIA GASTRONÔMICO DO CARNAVAL DE BH
por Elisa Santiago
Eu sempre digo: há muito mais vida além da vida que a gente vê. É por isso que compartilho, aqui, um roteiro muito especial, principalmente pra nós, mineiros: a essência e cultura alimentar existente nessas vendinhas, armazéns e mercearias onde é possível encontrar de tudo - tudo, mesmo!
O Rei do Omelete é aquele tipo de bar que dá pra passar o dia. No cardápio tem desde tira-gostos clássicos como fígado com jiló e bolinho de carne, até omeletes deliciosos e muito, mas muito bem servidos. Recomendo de olhos fechados o pastel de calabresa, recheio maravilhoso!
O Colombo é parada obrigatória pra quem curte o carnaval no Santa Teresa, um dos bairros mais tradicionais de BH. Numa esquina charmosa e com um atendimento cheio de simpatia, vale começar a experiência pedindo um bolinho de carne com cerveja gelada. O prato feito no almoço é daqueles que você sabe que foi feito com carinho e um tempero delicioso. O arroz com feijão já é uma delícia por si só!
Quer um lugar com atendimento impecável depois ou durante o bloco? Vai no Bar da Lôra! A minha unidade preferida é a da Av Augusto de Lima por conta da vista da Praça Raul Soares. Minha indicação é provar o torresmo, é como comer um pedacinho de Minas num tira-gosto só. Se a fome persistir tem sempre uma boa variedade de pratos montados: tropeiro, carne de lata, frango e por aí vai.
O melhor quibe da cidade pode ser uma pedida e tanta pra quem tá vivendo o carnaval de bh pelos arredores do centro. Entre Afonso Pena e Av João Pinheiro a Vila Árabe tem localização estratégica e salgados feitos com muito capricho. Vale também provar a coxinha que é para grandes fomes!
Sob o comando da chef Kelma Zenaide o Kitutu oferece pratos que celebram a culinária africana e seus desdobramentos no brasil. Araçá, frango no leite de coco, farofa de dendê e moqueca de banana da terra são só algumas delícias que você pode conhecer no cardápio. O Kitutu não só é uma explosão de sabores pra quem busca aquela comida que abraça, mas é também caminho de passagem entre grandes blocos do centro de bh. Opção perfeita pra experimentar sabores e seguir na folia.
O Teresa Café se tornou um dos queridinhos da região leste no que diz respeito ao café da manhã. Com o cardápio repleto de produtores locais e mineiros é destino certo de quem se hospeda na regional durante a folia.
Uma das sorveterias mais icônicas da cidade vale ser inserida no roteiro de carnaval uma vez que o calor pede refrescância e que a localização é próxima a inúmeros blocos. Uma pausa para provar o sorvete de amora vale a pena!