Os Centros Culturais Municipais de Belo Horizonte oferecem diversas atividades culturais virtuais e presenciais, voltadas para os públicos infantil, jovem e adulto. A programação é gratuita.
Confira a agenda do Usina de Cultura - Centro Cultural Nordeste logo abaixo.
Banda de Palhaços
A Banda de Palhaços "Nariz de Brinquedo" traz para a cena músicas infantis autorias e atuais que podem ser adaptadas ao universo pedagógico, jogos e brincadeiras que envolvem a plateia com interatividade e participações ativas na cena. Durante seu desenvolvimento, quatro Músicos/Brincantes desenvolvem um repertório diversificado de músicas que podem ser previamente solicitadas pelos organizadores do evento. Além de cantar e dançar, a turma se diverte através de diversos jogos teatrais que são mediados pelo Brincante/apresentador. Um espetáculo divertido e que aflora a criatividade, a liberdade de expressão e traz entretenimento para as pequenas e grandes crianças. Em parceria com o Circuito Municipal de Cultura.
Dias 14 e 18/01, sábado e quarta, às 10h
Trem bão D+
Apresentação de música, dança, blocos de carnaval, curtição e solidariedade. É trem bão D+! Vem!
Público: livre
Dias 20 e 21/01, sexta e sábado, a partir das 10h
Narração de Histórias na Biblioteca
Atividade de narração de histórias para todas as idades. Mediação de Pierre André. Realizada pelo Projeto Promoção da Leitura.
Público: livre
Dia 26/01, quinta, às 14h
Oficina Livro-minuto
Leitura de trechos de livros do acervo da Biblioteca, seguida de construção de pequenos livros feitos a partir de dobraduras de papel. Com Samuel Medina.
Público: geral
Dia 19/01, quinta, às 15h
Ensaio musical - Seresta
Ensaio musical de diversas canções do cancioneiro popular. Coordenação: Salete Rocha.
Quintas, das 14h às 17h
Arteiras da Alegria
Encontro e troca de experiências em artesanato. Parceria: Arteiras da Alegria.
Público: jovem, adulto e idoso.
Terças e quintas, das 13h às 17h
Capoeira
Aulas de capoeira com Mestre Touro.
Público: infantil, jovem e adulto.
Inscrições: no Centro Cultural.
Quartas, das 19h às 20h (infantil) e das 20h às 21h (adulto)
Dança Livre
Aula com compartilhamento de métodos e técnicas ligadas à cultura da dança contemporânea e suas especificidades corporais e físicas. Orientação: Eliane.
Público: jovem, adulto e idoso.
Quartas, das 14h30 às 15h30
Lian Gong
Ginástica terapêutica desenvolvida especialmente para prevenir e tratar dores crônicas, fundamentada na medicina tradicional chinesa. Coordenação: Nayara. Realização: Centro de Saúde Ozanan.
Público: adulto e idoso.
Inscrições: no Centro Cultural.
Terças e quintas, das 7h30 às 9h30
Grupo Exercitar
Aulas com exercícios físicos direcionados à melhoria e à manutenção do condicionamento aeróbico, da resistência e da força muscular. Coordenação: Alessandra, educadora física. Realização: Centro de Saúde Ozanan.
Público: jovem, adulto e idoso.
Inscrições: no Centro Cultural.
Terças e quintas, das 14h30 às 15h20
Encontro das Juventudes
Será um encontro de vários coletivos ligados a arte e a dança para a apresentação de diversas peças. Promovido pelo Conselho Municipal de Juventude.
Público: livre
Dia 22, domingo, das 9h às 18h
Biblioteca
Espaço de leitura que oferece empréstimo de livros, revistas, quadrinhos e atividades literárias. Cadastre-se! Acesse nosso catálogo on-line: bibliotecasfmc.pbh.gov.br
De terça a sexta, das 9h às 18h; sábados, das 9h às 17h
Telecentro
Acesso livre à internet para estudos e pesquisas.
No horário de funcionamento a Biblioteca
Acesse todas as informações sobre como visitar os espaços no site: pbh.gov.br/reaberturacentrosculturais
Horários de funcionamento presencial: