O Grupo Jovem Arte e Passo completa 10 anos em 2025, com direção geral de Liana Sáfadi e direção artística de Fred Veiga. Neste programa, trazem para o Teatro Centro Cultural Unimed-BH Minas, duas remontagens para revisitar e celebrar a sua história. “Travessia” ( 2024 ) de Fred Veiga e “Tormenta” ( 2023 ) de Rafael Bittar, são trabalhos, que através da poética e energia do movimento, dizem sobre corpos em deslocamento, sentindo no espaço/tempo presente, o que os afeta na contemporaneidade.
Travessia
O trabalho busca homenagear de maneira singela e poética o Estado de Minas Gerais. Através de uma composição imagética e sonora, cheia de signos, somos transportados para uma atmosfera tipicamente mineira. O nome também faz alusão ao primeiro álbum de Milton Nascimento.
Tormenta
Falar sobre o nosso tempo, o que sentimos, o que passamos, e o que nos atravessa. Surge daí a necessidade de expressar em movimento, em ação, em calmaria e tormenta o humor dos últimos anos que passamos revirados pela quebra de rotina e da esperança. 2020, ano regido por Iansã, chegou rompendo toda a languidez e morbidade dos dias. Nesse ambiente, se cria a trilha composta por Gabriel Canedo que inspira a construção da cena e de movimento regida pelo coreógrafo Rafael Bittar.