Uma companhia de bailarinos do mais alto nível, inteiramente composta apenas por homens, que sabem combinar técnica impecável e comédia irreprimível. Assim é o Les Ballets Trockadero de Monte Carlo, que há mais de 50 anos encanta e diverte o público com paródias das variações dos ballets clássicos mais famosos do mundo como: O Lago dos Cisnes, Le Corsaire e Dom Quixote. O espetáculo estará pela primeira vez em Belo Horizonte para apresentações nos dias 31 de outubro e 1º de novembro (terça e quarta), às 21h, no Cine Theatro Brasil Vallourec.
O Les Ballets Trockadero de Monte Carlo promete uma noite como o público nunca viu! Os seus espetáculos são uma reinterpretação inteligente e irônica, acentuando com carinho, ironia e inteligência, as características mais icônicas do balé clássico, os acidentes mais comuns, a histeria das grandes estrelas … Os Les Trocks - denominação dos bailarinos da companhia - desempenham todos os papéis possíveis, transformando-se em cisnes, sílfides, duendes das águas, princesas românticas, príncipes desajeitados ou angustiadas damas vitorianas, exaltando e celebrando o espírito da dança como forma de arte. Assim, eles encantam e divertem o público com paródias de clássicos como O Lago dos Cisnes, Go for Barroco, Vivaldi Suite, Paquita, entre outros, além de dois números surpresas em cada apresentação.
Cada bailarino retrata diferentes personas (femininas e masculinas). A maioria dos papéis são femininos, mas a companhia não tem dançarinas. São mais de 60 personagens diferentes, apresentados em tutus e sapatilhas de pontas. Junto com as mais de 60 fantasias de que precisam, os Les Trocks carregam 80 pares de brincos e 110 cílios postiços em turnê, tudo em apenas quinze caixas. Os dançarinos levam de 60 a 90 minutos para se maquiar e fantasiar.
No tradicional mundo do ballet, apenas as bailarinas dançam com sapatilhas de ponta, pois em relação à anatomia, o peso e a força exigidos, o físico feminino tem mais facilidade para isto. Mas os Les Trocks mostram que é possível um homem se equilibrar com leveza e elegância durante uma variação de repertório. Entretanto, os tamanhos das sapatilhas são um pouco diferentes: Eugenia Repelskii (também conhecida como Joshua Thake), por exemplo, precisa de um sapato tamanho 44, enquanto a bailarina média usa sapatilhas de ponta tamanho 37.
O Les Ballets Trockadero de Monte Carlo nasceu em 1974, co-fundada por Peter Anastos, Natch Taylor e Anthony Bassae, todos ex-membros da Trockadero Gloxinia Ballet Company. Quando a companhia começou, havia mulheres interpretando papéis masculinos, mas o público não as achava tão engraçadas quanto os dançarinos. Os Les Trocks trazem de volta o ballet do século XV que, originalmente, era feito apenas por homens e ainda abrem espaço para mais bailarinos assumirem papéis femininos.