“Dramaturgia Negra para Dançar” é uma palestra performance a partir da questão: Por que e para quem dançamos o que dançamos? Traçaremos um panorama das práticas de dança realizadas por artistas negras, negros e negres desde os anos 1940 até nossos dias. Convidada: Negona Dance.
ESPIRAL é o mais recente trabalho do Grupo Artístico Cultura do Guetto. A obra teve seu início no final do ano de 2019, foi interrompida em 2020 devido à pandemia do COVID-19 e retomada em 2021. Neste espetáculo a ENERGIA é a principal motivadora: Assim como a energia se centra, ela também irradia, retorce, distorce, trazendo reflexões e vibrações sobre a energia que circula dentro de nós e a energia que circula na atmosfera. Segundo o Princípio de Lavoisier, a energia não pode surgir do nada e nem pode ser destruída. A única possibilidade que existe é a transformação de um tipo de energia em outro de energia, ou seja: A energia é mutável!
Cartas para Mercedessssss” é um projeto artístico composto de três obras: uma obra dançada, uma obra plástica (instalação) e uma obra sonora (inserida na instalação e executada em parte durante a obra dançada). As obras imaginam e estabelecem conversas abertas entre os universos biográficos e artísticos da bailarina, coreógrafa e professora negra-brasileira Mercedes Baptista e a vida, a dança das bailarinas e coreógrafas negras integrantes do projeto. O projeto dá continuidade às pesquisas da diretora e coreógrafa Carmen Luz acerca da presença e da atuação de artistas negras, negros e negres na Dança criada, pensada e produzida no Brasil.