O CCBB BH apresenta o show "Obatalá: Uma Conexão Salvador-África-Brasil", com o Grupo Ofá de Salvador. Composto por integrantes do Terreiro do Gantois - entre eles Iuri Passos, Yomar Asogbá e Luciana Baraúna – o grupo vai apresentar as músicas do seu repertório de cânticos aos orixás, além de composições de Caetano Veloso, Gilberto Gil, João Donato, Nelson Rufino e Zeca Pagodinho.
O show inédito já foi apresentado nos CCBB de São Paulo e Rio de Janeiro e ainda será levado ao CCBB de Brasília.
A apresentação em Belo Horizonte acontece no dia 4 de janeiro de 2025, sábado, às 20h30, no Teatro I do CCBB BH. Os ingressos gratuitos podem ser retirados no site ccbb.com.br/bh e na bilheteria do Centro Cultural. Além do show, o grupo realizará duas oficinas no domingo, dia 5 de janeiro. Às 14h30, acontece a Oficina de Dança Afro, coordenada por Luciana Baraúna — cantora, professora, bailarina e coreógrafa.
Em seguida, às 17h, será realizada a Oficina de Percussão, conduzida por Iuri Passos — diretor musical do grupo, arranjador, produtor e mestre em Etnomusicologia pela UFBA. São até 20 participantes por oficina, e as inscrições devem ser feitas pelo e-mail: obatala.ccbb@gmail.com até o dia 2 de janeiro e os inscritos receberão confirmação no e-mail.
A música sacra afro-brasileira é representada pelos orikis (forma poética nagô-iorubá), invocações cantadas em iorubá, com toques ancestrais dos atabaques considerados sagrados, em conjunto com arranjos e elementos da música brasileira.“Nós experimentamos também, indo além das harmonias do terreiro, a busca pelo espaço da nossa música negra e popular” afirma o diretor musical Iuri Passos a respeito da musicalidade do grupo.
A convidada especial do showé a cantora lírica Irma Ferreira, considerada uma integrante do grupo, diz que esse encontro vai além do técnico e do preciosismo. "Nós temos um respeito e uma irmandade que vem para a música também”, afirma. Além das músicas de seus discos, eles vão tocar, pela primeira vez, algumas canções da música popular brasileira. Dentre elas Emoriô (Gilberto Gil/João Donato) e Milagres de um povo (Caetano Veloso).