No dia 14 de outubro de 2022, às 19h30, o Centro Cultural UFMG recebe o premiado artista curitibano João Triska para a apresentação ‘Chimareggae’, com a participação especial do violeiro Chico Lobo.
O evento integra o projeto Recitais e tem a entrada gratuita, com classificação livre.
O espetáculo traz poesias e canções que se dedicam à temática do amor em todas as suas formas e vertentes, numa roupagem que alia o folk/rock ao reggae e à nova MPB.
No repertório, além das novas canções, Triska apresenta versões para clássicos de Gilberto Gil, Alceu Valença, Almir Sater, Jorge Drexler e Nirvana.
O cantor e compositor paranaense se destaca no cenário atual da música brasileira como um artista da nova geração dos gêneros MPB e folk/rock. Uma de suas principais características é a mistura de diversas influências musicais de uma forma original.
João Triska lançou o seu álbum de estreia em 2015, ‘Nos Braços dos Pinheirais’, que foi incluído na lista dos 100 Melhores da Música Brasileira, indicado pelo site Embrulhador, plataforma que fomenta a discussão sobre música nacional contemporânea, alcançando excelentes críticas da imprensa nacional.
Em 2017 foi um dos vencedores do Prêmio Grão de Música, com o seu segundo álbum de estúdio, ‘Iguassul’, que contou com a participação especial do artista carioca com reconhecimento internacional Paulinho Moska.
Com a repercussão de seu trabalho, recebeu um convite para gravar com o fadista Nuno da Câmara Pereira, tradicional artista português.
O lançamento do álbum do lusíada, ‘Belmonte em Cantos Mil’, levou Triska a solo português para a sua primeira turnê internacional, em 2018, onde percorreu as cidades de Lisboa, Porto e Belmonte.
Após o regresso, em 2019, teve a oportunidade de realizar grandes espetáculos nas cidades de São Paulo, Curitiba e Porto Alegre, dividindo o palco com músicos consagrados nacionalmente, como as irmãs Galvão, Renato Borghetti, Renato Teixeira e Xangai.
Participou de DVD's de artistas com projetos de sucesso no Sul do Brasil, como João Lopes – ‘Bicho do Paraná’, e as bandas Rock de Galpão (RS) e Machete Bomb (PR).