A Banda Apoenah tem suas raízes profundas na rica tradição cultural de Itacarambi (MG), uma comunidade ribeirinha às margens do Rio São Francisco, onde a música e a ancestralidade se entrelaçam há décadas. Originária da tradição dos Reis das Pastoras, que teve início em 1958 no distrito de Riacho da Cruz, Januária-MG, a banda nasceu como expressão contemporânea de uma herança cultural passada de geração em geração.
Cofundada em 2012 por Iridan Ramos de Oliveira Borges, Raimundo Nonato Borges de Oliveira e Weslen Santos Silva, a Banda Apoenah surgiu como parte do Movimento Barrancarte, uma resposta criativa e ativista à necessidade de preservar e revitalizar o patrimônio cultural do sertão mineiro. Este movimento nasceu para destacar as tradições culturais da região e criar um ambiente inclusivo que valoriza a diversidade, resgatando a ancestralidade dos Reis das Pastoras – herança familiar reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial pelo IEPHA-MG e SECULT Itacarambi.
A banda se inspira e desenvolve parcerias estratégicas com unidades de conservação, especialmente o PARNA Cavernas do Peruaçu, reconhecido como Patrimônio Mundial Natural da Humanidade pela UNESCO, promovendo consciência ambiental e turismo cultural sustentável através da arte experimental que conecta tradição sertaneja com inovação contemporânea.