Nos dias 5, 6 e 7 de novembro, em Belo Horizonte, o 2º Congresso de Internacionalização de Negócios vai abordar o tema da “Sustentabilidade Brasil-Portugal”.
O evento tem como propósito estimular o intercâmbio de relacionamentos, experiências e tecnologias entre os países, além de promover a integração das comunidades empresarial, acadêmica e política do Brasil e de Portugal. “O objetivo do ESG, que permeia o evento, é definir indicadores para que possamos medir os impactos causados pelo sistema produtivo das organizações; para na sequência, identificarmos as ações necessárias para a mitigação desses efeitos colaterais da produção e disseminar o conceito de uma empresa verdadeiramente sustentável em todos os setores,” diz Miguel Jerónimo, presidente da Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil-Minas Gerais. “Ou seja, trata-se de desenvolver uma mentalidade de perenidade nas empresas, isto é, de uma gestão consciente e responsável, tanto com o desenvolvimento de seus colaboradores e comunidades quanto do meio ambiente e de seu produto, tornando-se, portanto, sustentável também do ponto de vista das futuras gerações.”
O congresso será um evento de caráter técnico-científico e empresarial, composto por palestras, painéis e apresentações de casos de sucesso, abordando diversos aspectos relacionados à sustentabilidade nos negócios, com ênfase na temática ESG (Environmetal, Social and Governance).
Serão explorados temas como Descarbonização das Cidades e da Indústria; Smart Cities, Patrimônio e Recursos Naturais; Finanças Sustentáveis, entre outros.
O objetivo da segunda edição do Congresso de Internacionalização de Negócios é promover um ambiente de diálogo e troca de experiências entre profissionais, pesquisadores, empresários, gestores e estudantes do Brasil e de Portugal, com foco na promoção da sustentabilidade e no fortalecimento das relações comerciais e tecnológicas entre os dois países.