Live - Diálogos MIS - Afrofuturismo: distopias do presente sob uma perspectiva afrocentrista – Cinema
Debatedores: Kênia Freitas e Gabriel Martins
Sinopse: A primeira edição virtual do Diálogos MIS propõe um debate sobre as manifestações estéticas, culturais, históricas, filosóficas e artísticas que se dão no campo do cinema e da arte, sob uma perspectiva afrocentrista e descolonizada. Busca pensar as relações entre arte, poder, ciência e tecnologia, a partir dos olhares, vivências e experiências afrodescendentes, tendo a cultura negra no centro da produção narrativa.
Kênia Freitas é professora, crítica e curadora de cinema, com pesquisa sobre Afrofuturismo e o Cinema Negro. Doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ. Realizou a curadoria das mostras "Afrofuturismo: cinema e música em uma diáspora intergaláctica", "A Magia da Mulher Negra" e "Diretoras Negras no Cinema brasileiro". Escreve críticas para o site Multiplot! Integra o Elviras - Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema.
Gabriel Martins é um cineasta nascido em Belo Horizonte e criado em Contagem. É sócio-fundador da produtora Filmes de Plástico. Trabalha como roteirista, diretor, fotógrafo e montador, sendo seus principais trabalhos os curtas "Dona Sônia pediu uma arma para seu vizinho Alcides", "Rapsódia para um homem negro", "Nada" e o longa "No coração do mundo" (codirigido por Maurílio Martins).
Live por meio das mídias: YouTube/ Instagram/Facebook
Duração: 50 minutos
Classificação: Livre