ENVELHEÇO NA CIDADE

Ícone Descrição

Descrição

“Belo Horizonte não era uma tolice como as outras. Era uma provinciana saudável, de carnes leves e pesseguíneas.

Era um remanso, era um remanso para fugir às partes agitadas do Brasil, sorrindo do Rio de Janeiro e de São Paulo: tão prafrentex, as duas! e nós lá: macio- amesendados na calma e na verde brisa irônica.”

Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) havia há muito deixado BH quando escreveu, em 1976, o poema “Triste horizonte”. Personagem de livros, filmes, shows, discos, músicas, Belo Horizonte tem diferentes leituras nas artes.

“Envelheço na cidade – Belo Horizonte como personagem” é um projeto que nasce para recuperação da memória cultural da capital mineira como também para mostrar como ela se relaciona com as artes e o turismo de hoje.

Criado para o ambiente digital, o projeto pretende contar a história da cidade por meio de vozes de artistas e/ou realizadores que, ao contrário da geração de Drummond, permaneceram em BH e a partir dela ganharam o Brasil e o mundo.

O evento é patrocinado pela Prefeitura de Belo Horizonte por meio da Belotur.

Entre os dias 02 e 10 de setembro serão transmitidos no YouTube cinco programas. Na abertura, Toninho Horta fala de sua trajetória e das histórias do Clube de Esquina. No dia 4 será a vez do coreógrafo do Grupo Corpo Rodrigo Pederneiras.

Ele vai contar sobre a relação da companhia, que nasceu na casa de sua própria família no bairro da Serra, e também do novo espetáculo do grupo, concebido durante a pandemia.

Beatriz Apocalypse, do Grupo Giramundo, vai contar, entre outras histórias, a apresentação que a companhia de teatro de bonecos fez no lago do Parque Municipal de Belo Horizonte.

A entrevista está marcada para 6 de setembro. Cineasta mineiro, Helvécio Ratton é o convidado do dia 8 de setembro.

No bate-papo, ele revela detalhes de “O lodo”, seu mais novo filme, que tem o centro de Belo Horizonte como cenário. Eduardo Moreira, ator e diretor do Grupo Galpão, encerra a série em 10 de setembro, mostrando a relação da companhia com a capital mineira.

A ideia, para além das respectivas trajetórias artísticas dos convidados, é relacionar o caminhar de cada um com Belo Horizonte, já que os grupos e artistas se fixaram em regiões diferentes da cidade.

O projeto pretende também recuperar a memória de uma Belo Horizonte que nem sempre está sob os holofotes. Como são os bairros/regiões onde os artistas estão inseridos? Como os respectivos espaços mudaram ao longo do tempo?

O projeto online pretende mostrar Belo Horizonte como uma cidade não só de forte tradição cultural, mas também com forte atuação na área no tempo presente.

Complementando as entrevistas haverá também a participação dos guias de turismo Alexandre Martins, Egberto Nelson Fernandes Lacerda, Tércia Harry, Luciana Teixeira Nascimento e Av. Bias Fortes, 803/Pilotis, Lourdes – BH/MG | Tel: (31) 99282 6879 Horácio Nelson Lacerda Neto, mostrando as curiosidades de cada região e o que elas oferecem ao belo-horizontino e ao turista que vem à capital mineira.

A jornalista Mariana Peixoto, repórter de Cultura do jornal “Estado de Minas”, comanda as entrevistas que serão apresentadas no Youtube, sempre às 20h, nos dias 2, 4, 6, 8 e 10 de setembro.

Ícone Localização

Localização

online
Ícone Informações

Informações

Ícone de Horários

Horários

a
a
a
a
a
Projeto de entrevistas online resgata memórias e histórias de grupos e artistas mineiros e as regiões em que viveram em BH, trazendo a cultura e o turismo para a pauta.
Datas: 02/09 (Toninho Horta), 04/09 (Rodrigo Pederneiras), 06/09 (Beatriz Apocalypse), 08/09
(Helvécio Raton) e 10/09 (Eduardo Moreira).

Entrada

Gratuito
Ícone Promoção

PROMOÇÃO

Helvécio Carlos de Figueiredo
Ícone Realização

REALIZAÇÃO

Helvécio Carlos de Figueiredo
Ícone Tags

Tag

Ícone Você pode se interessar

Você também pode se interessar