O projeto Literatura no Palladium, em celebração ao mês da Consciência Negra, apresenta, no Grande Teatro do Sesc Palladium, no dia 13/11, quarta-feira, às 19h, a obra de Jacques Fux que conta a história de uma das personalidades mais importantes do país, Dona Ivone Lara.
Por meio da leitura e análise do livro infantojuvenil “Dona Ivone Lara e o Sonho de Sambar e Encantar”, o autor da obra e a cantora, compositora, sambista e médica do SUS Júlia Rocha, terão uma conversa musical, mediada pela jornalista especialista em cultura, arte e música brasileira Camila de Ávila, sobre a obra de Dona Ivone e seu legado para o cenário cultural do país no que tange o samba e a ciência.
Os ingressos podem ser adquiridos no site da Sympla.
A classificação é 10 anos. “Dona Ivone Lara é a primeira e única, com a magia de sua personalidade de orgulhosa simplicidade, no tecido das contradições dos que rompem a mediania para a afirmação de inimitável na sua arte eterna”, escreveu o jornalista Villas-Bôas Corrêa (1923-2016) no encarte do CD em que a música da artista é apresentada no formato instrumental pelo pianista Leandro Braga.
Todos os biógrafos e pesquisadores atestam que Yvonne Lara da Costa, seu nome de batismo, é uma exímia musicista, que compreende a música de maneira ímpar e intuitiva, como se a canção fosse o som de sua alma. “É importante ressaltar que Dona Ivone é uma das provas de que a arte escolhe onde quer residir. Essa artista, definitivamente, é uma casa plena da música brasileira em sua versão mais genuína, o samba”, observa Jacques Fux.