E se, em vez de um carro, a garagem do seu vizinho guardasse um espetáculo de circo? É com essa premissa de subversão poética do espaço urbano que o projeto “Garagens Periféricas – Pro Povo Ri” abre suas cortinas em 2026. Após completar uma década de história e conquistar o 1º lugar na categoria Difusão do edital PNAB-BH FOMENTO, a iniciativa do Ateliê Titetê inicia uma nova jornada levando o riso diretamente do portão para dentro da residência de quem vive na periferia.
Em 2026, a circulação ganha fôlego com a edição “Pro Povo Ri”, que percorrerá quatro garagens residenciais e três estacionamentos de centros culturais. A estreia já tem data e cenário confirmados: será no dia 7 de fevereiro, no bairro Ouro Preto, na garagem da casa do André Augusto Batista da Silva, que generosamente cedeu o espaço para receber o público.
O espetáculo conta com sete artistas em cena, que se alternam em cada apresentação, sob a batuta de um Mestre de Cerimônias, o icônico Doutor Titetê, em uma "audição" aberta onde o público é o jurado principal. Além do riso garantido, todas as apresentações contam com acessibilidade em Libras, reafirmando o compromisso com uma maior inclusão.
Sinopse
O que acontece quando o rigor de uma seleção internacional encontra a anarquia do palhaço? Sob o comando do audaz e irreverente Doutor Titetê, uma trupe de candidatos se joga em uma audição onde nada é o que parece e os jurados são o público. Mais do que números ensaiados, o que está em jogo aqui é a arte do encontro. Desafiados a todo instante pelo mestre de cerimônias, os artistas precisam improvisar, jogar entre si e abraçar os riscos do inesperado e se expondo ao erro diante do 'distinto público' — os verdadeiros especialistas da noite. Um espetáculo de palhaçaria vibrante, onde a única tarefa obrigatória é transformar o risco em riso, se divertir e divertir o público, fazendo da garagem um picadeiro de mil encantos onde “a alegria é a prova dos nove."