MarcaPasso estreou em setembro de 2019 na 8ª temporada da segundaPRETA em Belo Horizonte, como cena curta, e desde então se consolidou como um registro sensível sobre amor e dança em movimento e, especialmente, em construção. O solo de Suellen Sampaio é um convite para nos deixar afetar pelo amor em suas diversas manifestações: contradições entre amor, desamor, não amor e autoamor. A direção é de Alexandre de Sena e a dramaturgia de Andrea Rodrigues.
Em sua nova fase, MarcaPasso promoveu encontros entre a dança e as possibilidades de dialogar sobre amor através da arte. A montagem conta com relatos compartilhados por mulheres diversas durante rodas de conversa realizadas em ensaios abertos. Essas vivências enriqueceram a obra com uma escrita coletiva, onde arte e vida se fundem para celebrar a existência preta, bem como as dores e alegrias que atravessam estes corpos.
As apresentações em Belo Horizonte antecedem a participação de MarcaPasso no prestigiado Kurüche - Festival Internacional de Artes Escénicas, que acontecerá em janeiro de 2025 na cidade de Temuco, Chile. Levar este trabalho para um palco internacional reafirma a relevância e a potência da produção teatral contemporânea brasileira e, principalmente, mineira.