Idealizado pela Cóccix Cia. Teatral no ano de 2008, o Festival Ponta a Pé Cultural é um projeto caracterizado como instrumento de descentralização cultural e de fortalecimento das bases de produção dos artistas e grupos atuantes em territórios periféricos da cidade de Belo Horizonte.
Neste ano de 2024, entre os dias 04 e 24 de abril, a Cia. Cóccix realiza a 11ª edição do festival que traz ao público 39 atividades multiculturais distribuídas em 09 bairros localizados nos 04 territórios que integram a regional Venda Nova.
A programação é composta por ações formativas e apresentações artísticas multiculturais, que serão realizadas por artistas e agentes culturais localizados(as) e atuantes nas 09 regionais de Belo Horizonte, o que permite ao projeto, mesmo sendo realizado na regional Venda Nova, gerar impactos positivos em todas as regionais que compõem a capital mineira, possibilitando ao público acessar diversas produções culturais, que estão sendo desenvolvidas em todos os “cantos” de Belo Horizonte.
Nesta 11ª edição, as ruas, praças, associações comunitárias, quadras, espaços socioculturais públicos e privados serão transformados nos palcos, onde vendanovenses e todo o público belohorizontino serão convidados(as) para assistir / vivenciar atividades multiculturais das áreas de teatro, circo, dança, música, literatura, artes visuais, audiovisual e patrimônio, além de ações formativas destinadas ao público, agentes culturais e artistas.
Toda a programação foi construída tendo como base o tema “Periferia das Artes”.
Este tema proporcionou ao festival integrar em sua programação artistas e agentes culturais, cujas criações são caracterizadas por sua excelência artística, pela capacidade de promover reflexões acerca de nosso atual contexto histórico, cultural e político, bem como, por retratar em suas obras a pluralidade social, lançando luz a histórias protagonizadas por pessoas comuns, formada por pessoas negras, periféricas, localizadas em territórios, que se encontram não só em margens territoriais, mas também às margens sociais, culturais, econômicas e políticas, sendo este, o público majoritário atingido pelo festival.
Confira no site toda a programação do festival.
Bora de arte!