O BH Zouk nasceu em 2005 com a missão de posicionar Belo Horizonte como referência nacional em dança a dois, promovendo a cidade como um polo cultural e turístico. Inicialmente nomeado Minas Zouk, o projeto passou a se chamar BH Zouk em 2007, após uma reunião estratégica com a Belotur, na qual o então presidente Fernando Lana vislumbrou o potencial do Zouk como um atrativo turístico de Belo Horizonte, a exemplo do Tango em Buenos Aires.
Desde então, o projeto tem promovido eventos que unem arte, cultura, saúde, lazer e economia criativa, movimentando hotéis, restaurantes e o comércio local. Em 2015, por exemplo, o evento alcançou um de seus marcos mais expressivos ao ocupar a Praça da Liberdade com mais de 4 mil pessoas, dando visibilidade nacional e internacional à capital mineira. Além disso, desde 2006, o dançarino e idealizador Rodrigo Delano leva o nome da cidade a 24 cidades brasileiras e 12 países, difundindo o Zouk Brasileiro e a cultura belo-horizontina por meio de oficinas, palestras e material promocional.
Sobre o Zouk
O Zouk é um ritmo caribenho que ganhou características únicas no Brasil a partir da década de 80, principalmente através da banda Kaoma. Em Belo Horizonte, nos anos 2000, artistas, músicos e dançarinos se mobilizaram para consolidar esse gênero como tradição cultural, criando um movimento que hoje faz da cidade a capital do Zouk Brasileiro. Destaque para a banda Aíxa, que mistura o ritmo caribenho com sonoridade brasileira, e para Rodrigo Delano, referência internacional na dança a dois.
Em 2025, o BH Zouk Fest acontecerá entre 13 e 15 de junho.
A programação inclui workshops de Zouk Brasileiro, Lambada, Forró, além de festas temáticas, aulas especializadas e palestras com profissionais de renome.
Entretanto, entendemos que o compromisso com a cultura deve ir além dos espaços pagos.
Por isso, desejamos realizar novamente a etapa gratuita do evento, chamada BH Zouk Social, oferecendo vivências Projeto BH Zouk Social 2025 de dança, inclusão e formação de público.