Festival Minas no Plural Literária | Circuito Liberdade

Ícone Descrição

Descrição

Entre os dias 11 e 14 de agosto, o Circuito Liberdade recebe o Festival Minas no Plural Literária. Com o compromisso de partilhar diferentes narrativas e descobertas, a programação do evento, entre outras ações, conta com seminário, palestras, feira de publicações independentes, exposição e apresentações artísticas, além de oferecer atividades de criação, edição e circulação de livros; reflexões sobre a literatura, as artes e o conhecimento científico.

Todas as ações do festival são gratuitas e abertas ao público. O projeto é uma realização do Instituto Periférico, com patrocínio da Gerdau. Para conferir a programação completa, basta acessar o site. A primeira edição do evento é especialmente dedicada a promover a inclusão e a acessibilidade de pessoas com deficiência, principalmente no campo da leitura, e a valorização de autores e artistas mineiros, como o escritor belo-horizontino Wander Piroli, que será homenageado com uma exposição bibliográfica sobre sua obra.

A discussão sobre o acesso de pessoas com deficiências a espaços e equipamentos culturais, em especial aqueles voltados para a leitura, é uma das pautas de destaque do “Seminário Minas no Plural: as histórias de muitas pessoas, no horizonte de todas”, que acontece no dia 12 de agosto, no Circuito Liberdade| Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, de forma híbrida.

No dia 13 de agosto, o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, também integrante do Circuito Liberdade, receberá três ações do Minas no Plural: às 14h, “Acessos/Excetos: a publicação de livros acessíveis”, com Júlia Gonçalves da Silveira e Marcos Roberto; das 14 às 15h, “Histórias Marmorizadas”, oficina voltada para o público infantil, com Bruna Lubambo; e, às 16h, “Sarau Madrinha Lua”, com participações de Adriane Garcia, Amanda Ribeiro e Ana Elisa Ribeiro.

A iniciativa ressalta o compromisso do Minas no Plural Literária com a acessibilidade. O festival conta com recursos de acessibilidade, cuidadosamente pensados para o atendimento deste público, observadas as necessidades específicas de cada um. Entre as atividades que constituem a programação do evento, o projeto inclui nomes como Mariana Rosa, Fabrício Marques, Carolina Fedatto, Carla Mauch, Brisa Marques, José Falero e Miriam Alves, além de muitos outros.

A presidente do Instituto Periférico, Gabriela Santoro, destaca que o Minas no Plural Literária é um festival muito importante e relevante para o calendário cultural do estado. “O projeto é composto de atividades diversificadas, com o intuito de democratizar o acesso à leitura e à informação, promovendo a inclusão, a cidadania e a representatividade, por meio de diversas atividades culturais. Um dos nossos grandes objetivos é promover o acesso das pessoas deficientes aos espaços de fomento à leitura, além de fortalecer a relação de equipamentos culturais com a comunidade e artistas locais”.

Uma das atrações do evento é o “Seminário Minas no Plural: as histórias de muitas pessoas, no horizonte de todas”. A atividade acontece presencialmente no dia 12 de agosto, das 9h às 18h, no Circuito Liberdade| Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, e também com transmissão on-line. A ação é um convite à reflexão e a trocas de experiências sobre acessibilidade em bibliotecas e equipamentos culturais. As inscrições, gratuitas, estão abertas e podem ser feitas pelo link.

EXPOSIÇÃO WANDER PIROLI

A exposição “Wander Piroli: inventor do que existe” é uma mostra bibliográfica e afetiva da obra do escritor que fez de sua vivência no bairro Lagoinha, em Belo Horizonte, matéria literária. Composta por livros, fotografias, dados biográficos e textos literários, a mostra conta com a curadoria de Carolina Fedatto e projeto expográfico do coletivo de arquitetos Micrópolis, e será exibida de 11 de agosto a 28 de outubro, no Circuito Liberdade, na galeria Paulo Campos Guimarães, localizada na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais.

CIRCUITO LIBERDADE

O Circuito Liberdade é a casa da primeira edição do Festival Minas no Plural Literária. O conjunto está localizado na região central de Belo Horizonte e é composto por 33 instituições, que permeiam diferentes aspectos do universo cultural e artístico, assim como da economia criativa. Em comum, os equipamentos da zona cultural buscam explorar e valorizar a diversidade de manifestações culturais, tudo isso em uma área de enorme valor simbólico e histórico de Belo Horizonte.

MM GERDAU – MUSEU DAS MINAS E DO METAL

Aberto ao público desde 22 de junho de 2010, o MM Gerdau se consolidou como uma instituição reconhecida no setor cultural do país. Já são mais de 1 milhão e 325 mil pessoas que visitaram o Museu neste período, com acesso gratuito e informações acessíveis sobre os patrimônios cultural e geológico de Minas Gerais e do Brasil. Ele abriga importante patrimônio geológico do país, oriundo do extinto museu municipal “Museu de Mineralogia Professor Djalma Guimarães”, com cerca de 4 mil amostras minerais, além de duas coleções particulares, de dois renomados e já falecidos colecionadores, Manfredo Kayser e Luiz Menezes, com cerca de 1,5 mil amostras minerais brasileiras.

O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal possui patrocínio direto da Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. O Museu está localizado no Prédio Rosa, na Praça da Liberdade, que em 2022 completa 125 anos de sua construção.

Ícone Localização

Localização

Ícone Rota Utilizando Google Maps  Ícone Rota Utilizando Waze
Espaços do Circuito Liberdade
Centro-Sul
Ícone Informações

Informações

Ícone de Horários

Horários

a
A primeira edição do evento é inteiramente gratuita e busca promover a inclusão e a acessibilidade de pessoas com deficiência.

Entrada

Gratuito
Ícone Tags

Tag

Ícone Você pode se interessar

Você também pode se interessar