Os belorizontinos têm um encontro marcado com a música e a cultura no dia 29 de junho, domingo, a partir das 16h, na rua Sapucaí, no Som Clube 2025. Apresentado pela Claro, o festival, que completa 25 anos, traz como atração principal os Gilsons, com o show na versão ao vivo de seu disco de estreia, “Pra gente acordar”.
Celebrando sete anos de trajetória e uma turnê que percorreu o Brasil, a Europa, os Estados Unidos e a América Latina, o trio formado por Francisco Gil, João Gil e José Gil apresentará seus maiores sucessos, como “Várias Queixas”, “Algum Ritmo” e “Bateu”, que já chegaram aos ouvidos de mais de 2 milhões de espectadores em shows pelo mundo. A entrada é gratuita, sem a necessidade da retirada de ingressos. Desde 2000, o Som Clube vem trazendo entretenimento, cultura e música de qualidade a espaços públicos de Belo Horizonte, focando principalmente em praças e ruas centrais e de grande circulação de pessoas.
O festival se destaca ainda por valorizar a participação de novos nomes da música brasileira.
A programação do festival não para por aí e conta ainda com a técnica apurada e o background musical do DJ Jaka, que abre as apresentações, às 16h, combinando um som multifacetado entre sonoridades orgânicas e sintéticas. Ele levará para a pista um pouco das suas apresentações memoráveis que já conquistaram o público de BH, São Paulo, Rio, Floripa e paradas internacionais como Nova York, Santiago do Chile e Buenos Aires.
A banda Tocaia assume o palco às 17h e convida o público a dançar e mergulhar no universo do forró, por meio da formação clássica de um trio pé de serra - zabumba, triângulo e sanfona -, somado ao violino "rabecado".Comandado por Mari Jasca e Bela Ciavatta na voz e percussão, Renata Neves no violino e Paloma Ronai na sanfona, o grupo é conhecido pelo repertório e os arranjos cuidadosamente escolhidos e inspirados na música latino-americana, incorporando novos elementos rítmicos e harmônicos que proporcionam uma experiência única. As integrantes tocam também outros instrumentos, como pandeiro, pife, violão e rabeca, que entram para somar e enriquecer o show.
O evento também contará com espaços de convivência da Claro, com ambientação temática e cadeiras de praia para momentos de descanso, além de banheiros químicos e seguranças. E com a proposta de incentivar e apoiar o comércio local, o Som Clube fechou uma parceria com os bares da Sapucaí para a venda de produtos. O atendimento será no formato de balcão, sem mesas na calçada.