Idealizado por Debora Pazetto e Samuel Samways, "Monstra de Salão" é um festival que apresenta questionamentos urgentes sobre as danças de salão tradicionais - sobretudo quando são transpostas para os palcos. O evento critica os estereótipos e preconceitos existentes nesta modalidade da dança, e estimula criativamente a aceitação das diferenças na vida e na arte.
O nome da mostra parte da ideia que "Monstra" é uma anti-vitrine, uma subversão das mostras convencionais de dança e, por não ter medo de se assumir como criatura incerta, ela mostra o que geralmente não se mostra.
Em sua primeira edição, o festival coloca em debate raça, gênero e deficiência física na dança através de uma programação de espetáculos, mostra de dança, palestras, mesa redonda, oficinas, festas, bailes, jams e uma edição especial do Forró Queer, acontecendo em diversos espaços culturais da cidade.
*Programação
- Na quarta-feira, dia 31 de agosto, o CRDançaBH recebe, às 10h, a "Oficina Dança de parceria", com os dançarinos de tango Lidiane Emmerich e Gabriel Ferreira (Florianópolis).
Já às 19h, será realizada a mesa redonda "Negritudes na Dança de Salão", com a presença de Luiza Machado (BH), Carlos Henrique (SP) e Rodrigo Antero (BH), no auditório do Teatro Marília.
- Na quinta-feira, dia 01 de setembro, o CRDançaBH recebe, às 10h, a oficina “Forró Ancestral” com os artistas cearenses Clarissa Costa e Éder Soares.
Já às 19h, será realizada a palestra oficina "Antidamas: corpas em rebelião nas danças de salão", com Paola Vasconcelos (Rio de Janeiro).
- Na sexta-feira, dia 02 de setembro, o CRDançaBH recebe, às 10h, a Oficina Fundamentos da dança de salão, com Juliana Macedo (BH - Mimulus).
No mesmo dia, às 19h, o Teatro Marília será palco do espetáculo Felizes para sempre - Dança Libras, com Clarissa Costa e Jhon Morais.
- Finalizando as atividades, no sábado, dia 03 de setembro, a oficina "Danceability", com a bailarina Renata Mara (BH), apresenta método que considera as múltiplas habilidades e a diversidade de corpos, contemplando pessoas com e sem deficiência.
Todas as oficinas são gratuitas e contam com vagas limitadas, sendo 20 vagas por atividades. O público interessado deve se inscrever previamente.
Além das atrações no equipamento cultural, a “Monstra de Salão” também estará presente com programações durante a Virada Cultural, com oficina, baile e espetáculo no domingo, dia 4 de setembro.