O curso tem o objetivo de instrumentalizar os alunos para as noções e conceitos relativos às concepções do belo em diversos períodos históricos.
A abordagem cultural da arte é essencialmente histórica e sua reflexão implica na definição das ideias de cultura no Ocidente. A iconografia como descrição da representação visual de símbolos e imagens, desconsiderando seu valor estético, torna-se ferramenta fundamental para os estudantes de todas as artes. A sociologia e a filosofia da arte também oferecem possibilidades de análise e modos de olhar que complementam as análises estéticas e iconográficas.
Procura-se, portanto, recuperar o repertório da história da arte como meio de obtenção de subsídios para pensar, compreender e perceber os objetos artísticos. Nesse sentido, a partir das remissões históricas, o curso possibilita a percepção das peculiaridades da cultura e história da arte no tempo e no espaço.
A oficina será ministrada Cláudio Lúcio de Carvalho Diniz é Mestre e Doutor em História Social pelo Programa de Pós-graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É professor da PUC-Minas em Belo Horizonte e da Faculdade Santo Agostinho de Sete Lagoas.