Ao completar 22 anos de existência em 2026, a Sociedade de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura (Sociedade Epticc), antiga Ulepicc-Brasil, realizará o seu décimo primeiro encontro nacional, na Escola de Ciência da Informação da UFMG, em Belo Horizonte (MG).
O tema central do evento será Imperialismo, colonialismo e soberania na periferia do capitalismo.
Essa temática reflete a necessidade de se analisar as assimétricas relações de poder que vigoram atualmente no ambiente digital e seus reflexos sociais, econômicos, políticos e culturais, tanto no nível macro quanto nas realidades locais. Para enfrentar a complexidade desse tema, o evento promoverá a integração de pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento que adotam o referencial teórico-metodológico do campo da Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura.
Conferencistas convidados debaterão alguns aspectos da sociedade contemporânea em três mesas principais: MESA 1 (Soberania, plataformas digitais e economia política), MESA 2 (Imperialismo, tecnologia e economia política) e MESA 3 (Ideologia, cultura e economia política).
O evento receberá a submissão de trabalhos distribuídos em oito Grupos de Trabalho da Sociedade EPTICC e reeditará nesta edição as Sessões Especiais em Comunicação e Extensão.