O que é defesa planetária e como a ciência atua para monitorar e reduzir os riscos de impactos de asteroides e cometas com a Terra? Para abordar essas e outras questões relacionadas à observação e ao acompanhamento de objetos que possam colidir com o nosso planeta, o Espaço do Conhecimento UFMG recebe o astrônomo Cristóvão Jacques, neste sábado (24/01), às 17h30, em uma palestra gratuita.
A atividade, que conta com 30 vagas, busca aproximar os participantes das pesquisas astronômicas mais recentes relacionadas à defesa planetária, evidenciando como a cooperação internacional na ciência tem um papel fundamental na proteção da Terra. A participação para públicos interessados a partir de 12 anos ocorre mediante inscrições em formulário online. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o CEAMIG (Centro de Estudos Astronômicos de Minas Gerais) e o Espaço do Conhecimento UFMG.
Cristóvão Jacques
Empresário e astrônomo amador associado ao Centro de Estudos Astronômicos de Minas Gerais (CEAMIG) e à Rede de Astronomia Observacional (REA). Co-fundador da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (BRAMON) e sócio-proprietário do Observatório Sonear, em Minas Gerais. Graduado em Engenharia Civil e em Física pela UFMG. Co-descobridor de 15 supernovas e 03 estrelas variáveis, pelo Projeto B.R.A.S.S. (Brazilian Report on Asteroid Surveillance System), e de 47 asteroides próximos à Terra e 09 cometas, pelo Observatório Sonear. Mantém no YouTube o canal AstroNEOS. Ganhador de 05 prêmios Edgar Wilson Award, pela descoberta dos cometas, e de 03 bolsas da Planetary Society pelas observações e monitoramento de asteroides próximos à Terra.