De 16 a 21 de maio de 2022, o MHNJB da UFMG participa da 20ª Semana Nacional de Museus.
A Semana Nacional de Museus é uma das ações da Política Nacional de Museus do Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM e tem como propósito mobilizar os museus de todo o país a partir de um esforço de convergência de suas programações em torno de um mesmo tema.
Live
Abrindo a programação da Semana, no dia 16 de maio, segunda-feira, às 19h, o professor Fabrício Fernandino realiza um colóquio virtual com o tema “Arte ambiental – poéticas da natureza”.
A live será transmitida pelo canal MHNJB UFMG no YouTube e consiste em uma breve apresentação histórica de artistas e obras artísticas relacionadas à arte ambiental.
Estante temática
Nos dias 17, 18 e 20 de maio, o público poderá visitar e interagir com a “Estante temática: um panorama sobre a pesquisa em arqueologia brasileira”. Montada na biblioteca do Museu, a estante apresenta as principais publicações que sintetizam a arqueologia brasileira, obras referenciais da área que por vezes funcionam como manuais para a compreensão do panorama das pesquisas realizadas em nosso país desde as primeiras investigações ocorridas no século XIX.
Minicursos
A programação também oferece para o público dois minicursos na área de Arqueologia, com vagas limitadas e inscrições gratuitas pelo site do Museu a partir do dia 11/05. “Arqueologia: conhecimento e profissão” será ofertado remotamente no dia 20 de maio, de 14h às 17h, pelo professor Carlos Magno Guimarães e pela arqueóloga Camila Fernandes de Morais. O minicurso é destinado a estudantes do ensino médio e apresenta uma visão do que é a Arqueologia enquanto área do conhecimento; as especificidades das diferentes áreas em que ela se divide; como realiza as atividades de pesquisa e divulgação; e as perspectivas profissionais existentes na atualidade. Ofertado presencialmente no dia 21/05, de 14h às 18h, o minicurso “Fotografia e Arqueologia” é destinado ao público em geral com idade acima de 15 anos e apresenta, a partir de uma visão técnica, as potencialidades artísticas da fotografia enquanto recurso que ultrapassa o mero registro do material arqueológico e paisagístico.
Visitas mediadas
No dia 19 de maio, será realizada a atividade “Rota de paisagem e memória: o Museu do Beco”, uma visita mediada para mostrar um museu construído pelas memórias dos moradores do Beco vizinho, que viveram ali antes do museu ser criado. No dia 21 de maio, sábado, acontece a atividade “Trilhando no museu”, um passeio por trilha na mata e oficina com plantio de mudas, destinado a todos os públicos. As vagas são limitadas para as duas visitas e as inscrições estarão disponíveis no site do Museu a partir de 11/05. A programação do evento inclui caminhada noturna na mata, com a apreciação de aspectos ambientais e informações sobre animais noturnos, uma conversa sobre astronomia na área do antigo observatório e uma parada para descanso, lanche e acesso aos banheiros.
Mais informações no site do MHNJB.