MURILO RUBIÃO – (1916-1991)
Advogado, funcionário público e jornalista, se tornou conhecido como contista, sendo considerado pela crítica literária brasileira e internacional o precursor do realismo fantástico (ou mágico) latino-americano. Nasceu em Silvestre Ferraz, atual Carmo de Minas (MG) no dia 1º de junho de 1916. Como jornalista, criou em 1966 o Suplemento Literário do Diário Oficial Minas Gerais. Escreveu para a Folha de Minas, dirigiu a rádio Inconfidência, foi oficial de gabinete do governador Juscelino Kubitschek e chefe do Escritório de Propaganda e Expansão Comercial do Brasil na cidade de Madri, na Espanha. Morreu em Belo Horizonte, no dia 16 de setembro de 1991.
Características da escultura:
Altura: 1.78cm | Frente: 65cm | Largura: 85cm | Peso: 160 K
Localização: Praça da Liberdade, 21, Funcionários, Belo Horizonte/MG
“Encher a noite com fogos de artifício. Erguer o rosto para o céu e deixar que pelos meus lábios saísse o arco-íris. Um arco-íris que cobrisse a Terra de um extremo ao outro”.
O ex-mágico da Taberna Minhota. In O ex-mágico. 1947
“Amanhã o dia poderá nascer claro, o sol brilhando como nunca brilhou. Nessa hora os homens compreenderão que, mesmo à margem da vida, ainda vivo, porque a minha existência se transmudou em cores e o branco já se aproxima da terra para exclusiva ternura dos meus olhos”.
O pirotécnico Zacarias. In O pirotécnico Zacarias.1974