Memorial Brumadinho
Divulgação/Jomar Bragança

Memorial Brumadinho

O Memorial Brumadinho é um espaço de memória às vítimas fatais do rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, ocorrido em 2019, em Brumadinho (MG). Ele nasce de uma iniciativa histórica, fruto da mobilização dos familiares para salvaguardar segmentos corporais das vítimas e honrar as 272 vidas ceifadas na tragédia — 251 trabalhadores, dois nascituros, além de moradores da comunidade e turistas. 

Está situado no local do rompimento e tem projeto arquitetônico, premiado internacionalmente, assinado pelo escritório Gustavo Penna Arquitetos Associados. Ele abriga um bosque com 272 ipês amarelos (plantados em homenagem a cada uma das vítimas fatais), um espaço meditativo, uma escultura-monumento, uma drusa de cristais, duas salas de exposição (Memória e Testemunho), além de um espaço dedicado à guarda digna e honrosa dos segmentos corpóreos das vítimas.

 O Memorial Brumadinho se dedica a rememorar e homenagear cada uma das 272 vidas, a partir de exposições, produção de acervo, pesquisa e ações educativas, mobilizando dinâmicas de reflexão sobre a maior tragédia humanitária do país, para que desastres como este não se repitam. 

Aberto ao público em 2025, o Memorial tem visitação gratuita.

 O Memorial possui uma limitação máxima de 711 pessoas. É necessária a retirada prévia de ingressos, que pode ser feita online ou na bilheteria, localizado na recepção do Memorial e aberta durante seu horário de funcionamento. O agendamento de grupos e escolas com visita mediada pode ser feito pelo telefone (31) 9877-5000 ou pelo e-mail educativo@memorialbrumadinho.org.br. Os grupos podem ter até 50 pessoas por horário agendado. 

Endereço: Rua Hum, nº 100, Bairro Córrego do Feijão - Brumadinho 

Contato: contato@memorialbrumadinho.org.br 

Site: https://www.memorialbrumadinho.org.br/

Whatsapp: (31) 99877-5000 

Funcionamento:  Quarta a Sexta das (9h30 às 16h30). sábados, domingos e feriados das (9h30 às 17h30)