Os Centros Culturais Municipais de Belo Horizonte oferecem diversas atividades culturais virtuais e presenciais, voltadas para os públicos infantil, jovem e adulto. A programação semanal é gratuita.
Confira a agenda do Centro Cultural São Bernardo logo abaixo.
Exibição do curta-metragem “Fartura” (27 min, Yasmin Thayná). A partir da observação de imagens domésticas feitas por famílias negras de periferias e favelas cariocas, é feita uma investigação sobre as relações entre encontros familiares e a comida como elemento simbólico que não só alimenta um corpo, mas também é capaz de calibrar afetos e simbolizar rituais de vida e morte. Realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.
Classificação indicativa: livre.
Dia 12, sábado, às 15h
Nesta edição, convidamos você a relembrar essa data tão simbólica na construção de nossa identidade como povo. Participações: Grupo Rosas do São Bernardo, Nicanor e figuras importantes da comunidade.
Público: Público livre.
Dia 18, sexta, das 15h às 17h
Espetáculo teatral que busca descobrir as potencialidades do ator em ação, descartando tudo que não é propriamente teatro. O trabalho contém cantos tradicionais afro-mineiros tradicionais que dialogam com a contemporaneidade. Realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.
Público: a partir de 14 anos.
Dia 25, sexta, às 10h
Oficina de formação de ritmos brasileiros, voltada para adolescentes, jovens e adultos interessados no uso de instrumentos musicais. Com Mestre Linguinha. Vagas limitadas.
Público: juvenil e adulto.
Inscrições: no Centro Cultural.
Quartas, às 19h
Nesta oficina, os participantes são convidados a vivenciar o prazer de dançar e estar em movimento, ampliando a compreensão sobre a dança como campo artístico. Professores: Rodrigo Antero e Samantha Viana.
Público: a partir de 8 anos.
Inscrições: no Centro Cultural.
Dias 9 e 16, quartas, das 9h às 11h
Lambada, funk, samba, axé, ritmos latinos e muito mais. Venha aprender os mais diversos estilos de dança nas manhãs de sábado no CCSB.
Público: livre.
Inscrições: no Centro Cultural.
Sábados, às 9h
A mostra traz esculturas e pinturas em óleo sobre tela do artista autodidata Geraldo Amaro de Vasconcelos, nascido em 15 de janeiro de 1935, na cidade de Conselheiro Pena, e falecido em fevereiro de 2022, deixando um acervo maravilhoso e único.
Público: livre.
Visitação: no horário de funcionamento do CCSB
O programa Arte da Saúde, em parceria com o CCSB, oferece oficinas gratuitas de grafite para crianças e jovens. Com Elisa Araújo. Realização: Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Cáritas-MG.
Público: de 6 a 18 anos.
Inscrições: no Centro Cultural (indicação via posto de saúde)
Quartas e sextas, das 9h às 11h e das 13h às 16h
Audiovisual
Exibição do filme "Retratos de Identificação" (Anita Leandro, 2014), que fala das prisões e torturas de militantes políticos na ditadura militar, a partir de imagens de arquivo. Após a exibição, será conduzida uma roda de conversa. Realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.
Classificação indicativa: 12 anos.
Dia 16, quarta, às 19h
Exposição literária sobre a vida e a obra do escritor mineiro Bartolomeu Campos Queirós. Parceria: Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas – Secretaria de Estado de Cultura e Turismo.
Público: livre.
Visitação: no horário de funcionamento do CCSB
Ginástica terapêutica fundamentada na medicina tradicional chinesa, desenvolvida para tratar dores e promover saúde. Realização: Secretaria Municipal de Saúde.
Público: livre.
Terças e sextas, às 7h30
Por meio de exercícios de técnica vocal, da prática do repertório em grupo, da experimentação e improvisação vocal, os conteúdos trabalhados serão reforçados e vivenciados através expressões coletivas ou individuais.
Público: juvenil, adulto e idoso.
Inscrições: no Centro Cultural.
Dias 3 e 10, quintas, às 19h
Com foco no tricô e crochê, os participantes desfrutam de um momento de criação artística. Mediadora: Andreia Almeida.
Público: juvenil, adulto e idoso.
Terças e quintas, às 14h
Oriundo do projeto Senhores e Senhoras do Tempo, realizado em 2008 no CCSB, o grupo Rosas do São Bernardo tem por trabalho a divulgação da cultura popular e o resgate da memória do patrimônio cultural, oferecendo ao público atividades diversas, como dança, canto, apresentação de seus artesanatos e até declamações entusiásticas de poesias. São histórias, expressões e manifestações populares que o grupo Rosas do São Bernardo vem resgatar!
Público: idoso.
Inscrições: no Centro Cultural.
Quintas, às 17h
Os encontros se concentram no ato de brincar, possibilitando aos participantes momentos lúdicos de interação social e contato com a cultura da infância.
Público: livre.
Sextas, às 17h
Espaço de leitura que oferece empréstimo de livros, revistas, quadrinhos e atividades literárias. Cadastre-se! Acesse nosso catálogo on-line: bibliotecasfmc.pbh.gov.br.
De terça a sexta, das 9h às 18h; sábados, das 9h às 17h
O CCSB disponibiliza seus espaços para atividades culturais e artísticas, de bem-estar ou de gestão comunitária, como ensaios, encontros e reuniões públicas. Agende seu horário!
Acesso livre à internet para estudos e pesquisas.
De terça a sábado, a partir das 13h
Acesse todas as informações sobre como visitar os espaços no site: pbh.gov.br/reaberturacentrosculturais
Horários de funcionamento presencial: