Aniversário do Museu Casa Kubitschek - programação especial

Ícone Descrição

Descrição

Uma programação especial para celebrar o aniversário de 9 anos de um dos mais importantes espaços culturais da cidade: o Museu Casa Kubitschek.

Entre as atividades programadas estão visitas mediadas à casa modernista sede do museu, aos jardins e à exposição “Trama”, que reúne trabalhos de bordadeiras e objetos de design inspirados na Pampulha. Também haverá uma oficina de carimbaria botânica e a distribuição de mudas do jardim, além de mais uma edição do projeto “Caminhos Arquitetônicos”.

  • Dia 10 de setembro, sábado, das 9h às 17h
  • Toda a programação é gratuita.
  • As inscrições para as atividades podem ser feitas pelo e-mail educativos.ck@pbh.gov.br

Inaugurado em 2013, o Museu Casa Kubitschek, gerido pelo Secretaria Municipal de Cultura e pela Fundação Municipal de Cultura, tem como sede uma casa modernista projetada por Oscar Niemeyer (1907-2012) e construída em 1943 para ser residência de fim de semana de Juscelino Kubitschek. Marco da arquitetura moderna em Belo Horizonte, a casa é cercada por um exuberante jardim planejado pelo paisagista Roberto Burle Marx (1909-1994), em terreno de aproximadamente três mil metros quadrados.

O imóvel é uma das obras-primas do Conjunto Moderno da Pampulha, reconhecido como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, e tombado pelas instâncias do patrimônio municipal, estadual e federal. 


Programação 

9h - Visita mediada à casa modernista
Nesta visita, conduzida pelo arquiteto e professor de História da Arte, Cândido Dutra de Moraes Filho, serão abordadas as características arquitetônicas da casa que abriga o Museu Casa Kubitschek - marco da arquitetura moderna residencial em Belo Horizonte. 

10h - Visita mediada aos jardins
Os participantes serão convidados a percorrer os jardins do museu, explorando suas características botânicas, artísticas e históricas. Os jardins do museu foram projetados por Roberto Burle Marx, o maior paisagista moderno. Sua concepção plástica de grande liberdade e seu rigor botânico fizeram de sua obra um marco na história do paisagismo.

11h - Oficina de carimbaria botânica
Nesta oficina, os participantes terão a oportunidade de realizar composições com os carimbos das espécies botânicas dos jardins do Museu Casa Kubitschek, criando seu próprio jardim.

15h - Caminhos Arquitetônicos
Os participantes serão convidados a percorrer um pequeno trecho da orla da Lagoa da Pampulha, acompanhados pelas educadoras do Museu Casa Kubitschek, que estimularão o público a interpretar a paisagem da Pampulha, explorando aspectos das diversas camadas que compõem o território - história, arquitetura, paisagismo, artes, hidrografia etc.

16h - Visita mediada à exposição Trama
A exposição reúne os trabalhos das bordadeiras que participam do projeto “Bordando Memórias” e os protótipos de objetos de design criados no “Lab Design”, colocando a casa modernista que abriga o Museu Casa Kubitschek em diálogo com obras inspiradas no território Pampulha.

10h às 17h - Distribuição de mudas
Ao visitar o MCK, o público tem a oportunidade de levar para casa uma muda de planta confeccionada a partir do próprio jardim do museu, que conta com cerca de 80 espécies botânicas, em sua maioria, originárias de regiões tropicais.
 

Ícone Localização

Localização

Ícone Rota Utilizando Google Maps  Ícone Rota Utilizando Waze
Ícone Informações

Informações

Ícone de Horários

Horários

a
10 de setembro, sábado, das 9h às 17h

Entrada

Gratuito
Ícone Você pode se interessar

Você também pode se interessar