Os Centros Culturais Municipais de Belo Horizonte oferecem diversas atividades culturais virtuais e presenciais, voltadas para os públicos infantil, jovem e adulto. A programação semanal é gratuita.
Confira a agenda Centro Cultural Vila Fátima do logo abaixo.
Festa julina do Centro Cultural Vila Fátima com brincadeiras, gincanas, quadrilha, música e muito mais. Territórios Criativos.
Público: livre
Dia 23, sábado, às 13h
Exposição de arte que envolve máscaras, mosaicos e mandalas. Utilização de elementos como cerâmicas, pneus e materiais reciclados na feitura das artes.
Público: livre
Terça a sexta, das 9h às 19h; sábados: das 9h às 17h
Este sarau é resultado das muitas movimentações culturais feitas pelo artista Marquim D’Morais, sempre com o intuito de promover o encontro entre as artes, tendo como foco principal as expressões culturais de periferia. Realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Projeto 0781/2020.
Público: livre
Dia 2, sábado, às 16h
Intercâmbio cultural com mestres e mestras de culturas tradicionais afro-mineiras e afro-baianas em território quilombola mineiro (Comunidade do Açude, Serra do Cipó, Santana do Riacho), por meio da realização de oficinas e seminários sobre saberes tradicionais populares. Realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Projeto 0631/2020.
Público: mestres e mestras de culturas tradicionais afro-mineiras e afro-baianas
Inscrições: gratuitas e presenciais no Centro Cultural
Dia 28, quinta, das 14h às 16h
Programa de promoção à saúde voltada a crianças e adolescentes que buscam o enfrentamento de situações de vulnerabilidade, risco social e/ou pessoal, usando a arte e suas diversas expressões como principais ferramentas de produção de cidadania e protagonismo infantojuvenil. Realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Cáritas-MG.
Público: infantil e adolescente (encaminhamento pelo Centro de Saúde de referência do participante)
Terças e quintas, às 8h30 e às 13h30
Além de luta, a capoeira é música, arte e cultura popular. Com o Mestre Ganzeba.
Público: jovem e adulto
Inscrições: no Centro Cultural
Terças, às 18h
O objetivo é inventar objetos de formas variadas a partir de papel e outros materiais: máscaras, brinquedos, adereços, enfeites e tudo que o imaginário permitir.
Público: livre
Inscrições: pbh.gov.br/escolalivredeartes
Quartas, das 14h às 16h
Com o objetivo de alcançar a saúde e também a recreação, as aulas trabalham componentes físicos, como a estrutura muscular, a flexibilidade e o equilíbrio. Parceria: Centro de Saúde São Miguel Arcanjo.
Público: jovem e adulto
Inscrições: no Centro Cultural
Quartas, às 15h
Contação de histórias, brincadeiras, dinâmicas e diversas formas de expressões artísticas juntas, buscando desenvolver a criatividade e o senso de coletividade de crianças e adolescentes. Parceria: Projeto Novo Horizonte.
Público: infantil e adolescente
Quartas e sextas, das 17h às 18h30
Os encontros se concentram no ato de brincar, possibilitando aos participantes momentos lúdicos de interação social e contato com a cultura da infância. Brincante: Antônio.
Público: livre
Inscrições: pbh.gov.br/escolalivredeartes
Sábados, das 15h às 16h30
O projeto visa à produção de alimentos com a participação ativa da comunidade em todas as etapas (preparação da terra, plantio e colheita). Parceria: Projeto Crianças de Hortas.
Público: livre
Inscrições: ccvf.fmc@pbh.gov.br
Encontros agendados com os participantes do projeto
Espaço de leitura que oferece empréstimo de livros, revistas, quadrinhos e atividades literárias. Cadastre-se! Acesse nosso catálogo on-line: bibliotecasfmc.pbh.gov.br.
De terça a sexta, das 9h às 18h; sábados, das 9h às 17h
O CCVF disponibiliza seus espaços para atividades culturais e artísticas, de bem-estar ou de gestão comunitária, como ensaios, encontros e reuniões públicas. Agende seu horário!
Acesse todas as informações sobre como visitar os espaços no site: pbh.gov.br/reaberturacentrosculturais
Horários de funcionamento presencial: