A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, oferece uma programação cultural especial durante o Abril Azul, mês em que se celebra o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo (2 de abril).
As atividades acontecem em diferentes equipamentos culturais municipais:Teatro Marília, Museu da Moda, Cine Santa Tereza e Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design.
Serão realizadas exibições de filmes e rodas de conversa com a proposta de discutir e conscientizar a sociedade sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). As atividades são gratuitas e os participantes são voluntários.
Confira a agenda logo abaixo e aproveite!
Edição especial do Projeto Terça da Dança, que tem como proposta oferecer uma programação contínua, com artistas independentes e grupos profissionais da dança, desde espetáculos a bate-papos, no Teatro Marília. Neste encontro, será realizado um debate sobre dança e acessibilidade com Luciane Kattaoui, Roberta Manata e Ana Maria Fernandes. Mediação: Cássio Campos.
O Cine Santa Tereza realiza duas exibições da Sessão Azul, voltadas para todos os públicos e com atenção especial às pessoas com transtorno do espectro autista, promovendo adaptações para tornar a experiência do cinema mais confortável para famílias e crianças. O ambiente será adaptado, com meia luz, som mais baixo, e livre acesso à sala de cinema.
O filme se passa em uma grande colônia, onde Z (Woody Allen) é uma formiga macho que luta para manter sua individualidade dentro do formigueiro.
O filme é uma produção independente financiada com recursos do próprio diretor, que é autista. A obra, com roteiro original assinado por Alves e influências do neorrealismo italiano e da nouvelle vague francesa, foi rodado em Pedro Leopoldo (MG). Com linguagem vanguardista e atuações naturalistas dos atores, os conflitos humanos são o fio condutor da história, que se passa numa pequena cidade. Após a sessão, haverá debate com o roteirista e diretor do filme.
O Museu da Moda realiza um encontro entre profissionais especializados no atendimento da pessoa autista. Convidados: Meiry Geraldo, Maria Helena Roscoe, Ernane Alves e Rúbia Moura. Mediação: Cássio Campos.
Roda de conversa com familiares dos artistas autistas e a exibição das obras de artes que ilustraram o livro “Atenção Interdisciplinar ao Autismo”. na Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design.
Acesse mais informações também no portal da PBH.