Os Centros Culturais Municipais de Belo Horizonte oferecem diversas atividades culturais virtuais e presenciais, voltadas para os públicos infantil, jovem e adulto. A programação semanal é gratuita.
Confira a agenda do Centro Cultural Salgado Filho logo abaixo.
Ateliê Volante - Oficina Monotipia para crianças
Trata-se de um ateliê móvel (carrinho de churros adaptado) que vai onde o público estiver para promover o ofício da gravura de maneira acessível. Desta vez, será oferecida a oficina de monotipia para crianças – técnica de impressão que possui características ligadas à gravura, pintura e desenho, tendo apenas uma prova original. Orientação: Gisele Cândido.
Público: de 4 a 14 anos.
Inscrições: presencialmente ou pelo e-mail ccsf.fmc@pbh.gov.br.
Dia 1º, sábado, das 14h às 18h
Espaço Livre para as Artes - Palhaceando com a Banda
Três palhaços vão fazer um teste para integrar a turnê que a banda Carlos Gomes, a mais antiga de Belo Horizonte, irá fazer por diversas cidades. É a última chance de trabalho que eles têm. Por isso, não podem errar. Realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Parceria: Sociedade Musical Carlos Gomes.
Público: livre (retirada de ingresso no Centro Cultural Salgado Filho).
Dia 8, sábado, das 16h às 17h
Vem Cantar no Coro em Canto
Gosta de cantar e quer fazer parte de um coral? O Coro em Canto inicia o período de audições para o ingresso de novos integrantes. Venha participar!
Público: a partir de 16 anos.
Inscrição: no Centro Cultural
Segundas, das 9h às 11h
Cenas Inclusivas
Espetáculo de encerramento, com Shelmer Gvar, dos cursos de Interpretação Teatral e de Audiodescrição para o Teatro, do projeto Cenas Inclusivas. Realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.
Público: livre.
Informações: por telefone ou email ccsf.fmc@pbh.gov.br
Dias 8 (presencial) e 15 (virtual), sábados, das 17h às 17h50
Circo da Família
O espetáculo apresenta o casal Tica-Tica do Fubá e Alegria Também, com participação espontânea de Pirueta Ravioli. Com conquista, jogo duro e sedução, a dupla expõe os sentimentos humanos presentes nas relações amorosas com humor e diversão. Direção: Dagmar Bedê. Realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.
Público: livre (retirada de ingressos no Centro Cultural Salgado Filho).
Dia 22, sábado, das 10h às 11h
Exposição Pretas no Branco
Idealizada pelo artista negro Márcio Silva em colaboração com Chay Miguel, Kelly Camillozzi, Camila Sampaio, Fabiana dos Santos e Francielle Calegario. Este é um projeto de intervenção artística e cultural negra que propõe a criação de uma série fotográfica artística com mulheres negras de BH e região metropolitana que trata sobre identidade, empoderamento, poder, violência contra a mulher negra, beleza, autoestima, transição capilar, afeto, autoconhecimento e protagonismo.
Público: livre.
Horário: Terça a sexta, das 9h às 19h; Sábados: das 9h às 17h
Biblioteca Recebe: Arte da Saúde
Visitas guiadas à Biblioteca, realização de oficinas de contação de histórias e compartilhamento do acervo e da brinquedoteca para as atividades do programa Arte da Saúde.
Público: Infantojuvenil.
Inscrições: presencial ou pelo e-mail ccsf.fmc@pbh.gov.br.
Terças e quintas, das 10h às 11h
Biblioteca Recebe: Bom na Bola, Bom na Vida
Visitas guiadas à Biblioteca, realização de oficinas de contação de histórias e compartilhamento do acervo e da brinquedoteca para as atividades do projeto Bom na Bola, Bom na Vida.
Público: Infantojuvenil.
Inscrições: presencial ou pelo e-mail ccsf.fmc@pbh.gov.br.
Sextas, das 16h30 às 17h30
Oficina de Danças Populares Afrodescendentes
A atividade é uma extensão do trabalho desenvolvido pelo grupo de capoeira Minas-Bahia, porém, voltado para danças, tais como: maculelê, jongo e samba. Instrutor: Caipira.
Público: a partir de 9 anos.
Inscrições: presencial ou pelo e-mail ccsf.fmc@pbh.gov.br.
Sábados, das 13h às 14h
Brinquedos e Brincadeiras - Escola Livre de Artes Arena da Cultura
Os encontros se concentram no ato de brincar, possibilitando aos participantes momentos lúdicos de interação social e contato com a cultura da infância.
Público: livre.
Inscrições: pbh.gov.br/escolalivredeartes ou no Centro Cultural
Quintas, das 17h às 18h30
Biblioteca
Espaço de leitura que oferece empréstimo de livros, revistas, quadrinhos e atividades literárias. Cadastre-se! Acesse nosso catálogo on-line: bibliotecasfmc.pbh.gov.br.
Público: livre.
De terça a sexta, das 9h às 18h; sábados, das 8h às 17h
Telecentro
Acesso livre à internet para estudos e pesquisas.
No horário de funcionamento da Biblioteca
Encontros com a Cultura – Reunião com a Comissão Local de Cultura
Reunião de artistas, produtores e frequentadores do CCSF, com o objetivo de dialogar sobre a cultura em nosso território. Voltada a agentes culturais, parceiros e moradores da comunidade.
Público: a partir de 16 anos.
Inscrições: presencial ou pelo e-mail ccsf.fmc@pbh.gov.br.
Dia 25, terça, das 19h às 20h30
Acesse todas as informações sobre como visitar os espaços no site: pbh.gov.br/reaberturacentrosculturais
Horários de funcionamento presencial: