Os Centros Culturais Municipais de Belo Horizonte oferecem diversas atividades culturais virtuais e presenciais, voltadas para os públicos infantil, jovem e adulto. A programação é gratuita.
Confira a agenda do Centro Cultural Bairro das Industrias logo abaixo
Máscaras Africanas para Crianças
A máscara é um importante elemento de identidade cultural de cada etnia africana, atestando a riqueza e a complexidade do patrimônio cultural daquele continente. A oficina temática, que integra a programação alusiva ao Mês da Consciência Negra, aborda com as crianças a arte, a cultura, os grafismos, os significados e expressões das máscaras africanas por meio da construção desses adereços.
Exposição Faces Africanas
A artesã Rô dos Santos iniciou seus trabalhos com papel machê em meados de 2000. Ao longo desses anos, teve diversas exposições em espaços culturais. Para a artista, fazer máscaras é como viajar por um mundo de fantasias onde rostos imaginários surgem nas pontas dos dedos, trazendo olhares, sorrisos e até mesmo dores de uma face “desconhecida”.
Exposição LiterÁfrica
A exposição destaca as obras literárias de autores angolanos, moçambicanos e nigerianos para quem deseja ter uma introdução à literatura da África, que é um continente diverso e plural.
Teatro Livre: Brincação – Escola Livre de Artes Arena da Cultura
A oficina convida crianças a despertar as percepções corporais e vocais, a escuta e o convívio coletivos, além da relação com o espaço, através de jogos e exercícios teatrais.
Dança para Crianças: Porque a infância é movimento – Escola Livre de Artes Arena da Cultura
Nesta oficina, as aulas são alegres e divertidas, e as crianças são convidadas a usar toda a sua imaginação para vivenciar práticas em dança, como forma de invenção e expressão.
FestCurtas BH
O festival apresenta obras em que há forte incidência de questões da sociedade atual, como guerras, diásporas, políticas, contemplando filmes que abordam o atravessamento da cultura negra por temas como feminismo, queerness e imigração.
Canto e Instrumentos
Venha aprender a cantar e tocar com o professor Pedro Valter.
Bala Delícia – Modo de fazer
Oficina culinária para a confecção da tradicional bala delícia. Orientação: Dilce Couto. Projeto Territórios Criativos. Realizado em parceria com a Ouro Negro.
Capoeira Infantojuvenil
Atividade com o graduado Pirata, do Grupo Abadá.
Troca de Saberes – Crochê e arraiolo
Encontro de troca de saberes e memória relacionado ao modo de fazer de peças como crochê, bordado arraiolo, ponto-cruz, tricô e tapeçaria. Mediação: Cláudia Ribeiro.
Brinquedos e Brincadeiras – Escola Livre de Artes Arena da Cultura
Vivência de brincadeiras populares, confecção de brinquedos, trabalho com o corpo, desenvolvimento da oralidade e reconhecimento das artes e elementos da cultura brasileira presentes nas brincadeiras.
Biblioteca
Espaço de leitura que oferece empréstimo de livros, revistas, quadrinhos e atividades literárias. Cadastre-se! Acesse nosso catálogo on-line: bibliotecasfmc.pbh.gov.br.
De terça a sexta, das 9h às 18h; sábados, das 9h às 17h.
Telecentro
Acesso livre à internet para estudos e pesquisas.
No horário de funcionamento da Biblioteca
Cessão de Espaço
O CCBDI disponibiliza seus espaços para atividades culturais e artísticas, de bem-estar ou de gestão comunitária, como ensaios, encontros e reuniões públicas. Agende seu horário!
Acesse todas as informações sobre como visitar os espaços no site: pbh.gov.br/reaberturacentrosculturais
Horários de funcionamento presencial: