MUSEUS CENTRO
23 de setembro - 15:00 horas
Faixa etária: livre
Local: Virtual - https://www.youtube.com/c/canalmisbh
Produção e difusão de um vídeo que registra as ações de acessibilidade e inclusão já implantadas pelo Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte.
Ementa: O Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte, fundado em 2014, possui como missão primordial salvaguardar e difundir os acervos audiovisuais produzidos na Capital mineira. Para tanto, o Museu vem se voltando para ações que objetivam ampliar seu público e fomentar o acesso à instituição e às suas atividades. Dispositivos acessíveis nas exposições, acessibilidade arquitetônica e inclusão são algumas das preocupações do Museu. Neste sentido,o Museu da Imagem e do Som irá produzir um vídeo que remonta às ações de acessibilidade e inclusão já implantadas pela Instituição. Tal vídeo será exibido no "Canal MIS", no Youtube, além de ser difundido em eventos e utilizado como material educativo em ações propostas pelo Museu.
25 de setembro - 10:00 horas
Faixa etária: livre
Local: Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte - Avenida Álvares Cabral, 560, Bairro Lourdes.
Ativação de módulo inclusivo na exposição em cartaz no Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte, "Cinema: Coleções e Outras Sensações".
Ementa: Ativar o módulo Thor Kopperud na exposição Cinema: Coleções e Outras Sensações". O módulo explora o poder transformador da arte por meio das obras do jovem artista autista Thor Kopperud. Thor Kopperud, um jovem autista de 18 anos, apresenta uma perspectiva genuína sobre a arte, demonstrando interesse pela música e escultura desde a infância. A jornada do artista o levou a explorar a produção de esculturas em biscuit, com uma paixão particular pelos clássicos da animação. Para a exposição "Cinema: Coleções e Outras Sensações", Thor selecionou cuidadosamente esculturas baseadas em personagens de quatro produções cinematográficas de animação icônicas: "Procurando Nemo", "A Era do Gelo", "Monstros S.A." e "Cars". Atualmente se encontra exposto no Museu as obras relacionadas às animações "Procurando Nemo" e "A Era do Gelo". A ativação da exposição substituirá essas obras pelas esculturas relacionadas às produções "Monstros S.A." e "Cars". A ação contará com a parceria da Galeria Aut, uma iniciativa inovadora dedicada a promover a arte e a conscientização sobre o autismo.
Dia 22/09 (domingo) - 11:30
Área externa do MHAB
Apresentação da Banda Carlos Gomes, a banda mais antiga da cidade.
A sociedade Musical Carlos Gomes nasceu em Belo Horizonte no ano de 1896, sob a direção e regência do maestro portugês Alfredo Camarate, encarregado nos trabalhos de arquitetura e engenharia na construção da cidade de Belo Horizonte pela comissão construtora. Fundada em 11 de julho, são 127 anos ininterruptos de apresentações musicais, inclusive em eventos de posse de governadores e eventos culturais diversos como apresentações do Grupo Corpo e desfiles de Ronaldo Fraga.
26/09 (quinta-feira) - 14h às 18h
Minicurso: O Art Déco e a memória gráfica belo-horizontina: Objetos, metodologias e possibilidades criativas para pesquisar e inventariar
Auditório MHAB
Este minicurso visa compartilhar saberes referentes ao campo de estudos da Memória Gráfica Brasileira, tomando como estudo de caso o livro Beagá Decô: patrimônio gráfico da cidade ao papel, da professora da Escola de Belas Artes/UFMG Fernanda Goulart, que será lançado em outubro de 2024, com o apoio do Fundo Municipal de Cultura de Belo Horizonte. O livro é fruto do pós-doutoramento da autora, e traz inventário da arquitetura dita popular em estilo Art Déco, amplamente construída na capital mineira e em todo país nas décadas de 30 a 50 do século passado. O minicurso abordará a tradição, o escopo e a atualidade da pesquisa em memória gráfica brasileira - dos impressos à arquitetura - para então compartilhar a metodologia utilizada na pesquisa sobre o Art Déco da capital, que, entre outras fontes, se utilizou do acervo documental disponível nas duas instituições parceiras ao projeto, o Museu Histórico Abílio Barreto e o Arquivo Público Municipal de Belo Horizonte.
Estrutura do minicurso:
1) Memória gráfica brasileira: objetos e metodologias
2) Memória gráfica urbana e da arquitetura: novas abordagens
3) Art Déco popular em Belo Horizonte: uma arquitetura gráfica
4) Os artistas, os arquivos e os inventários: possibilidades criativas
5) Acervos em arquitetura e memória gráfica Déco em Belo Horizonte
Dia 28/09 (sábado) 10h às 13h.
Exposição itinerante e acessível: "Coleções de frutos, sementes e etnobotânica do Jardim Botânico da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica".
Área externa do Museu Histórico Abílio Barreto
A exposição faz parte do projeto de revitalização e ampliação do acesso às Coleções Botânicas de Referência do Jardim Botânico de Belo Horizonte e tem por objetivo divulgá-las nos diversos espaços culturais e científicos da cidade. Composto por um acervo científico de grande relevância para a conservação da biodiversidade da flora de Minas Gerais, o Herbário possui 15.000 espécimes catalogados nas coleções Exsicatas, Carpológica e Etnobotânica, destacando-se espécies endêmicas e ameaçadas de extinção.
Materiais da exposição: 8 kits pedagógicos, 7 suportes para banners em lona; 4 mesas de madeira dobráveis, 7 banners e 3 cadeiras plásticas.
Exposição Entre a Beira, a Borda e o Limite
Horário: 10h às 18h de quarta a domingo
Foyer Auditório
A exposição faz parte de um projeto maior, o BH Contornos, que visa apresentar de forma artística e poética as fronteiras sociais e geográficas de Belo Horizonte, através de um percurso realizado pelo artista caminhante Eraldo Leandro, que atravessou a cidade a pé, do extremo Norte ao extremo Sul, pelo lado Oeste, totalizando 59km. Durante o trajeto, percorrido nos dias 11, 12 e 13 de outubro de 2021, foram realizadas intervenções urbanas com adesivos e registros escritos e visuais capturados por uma câmera go pro acoplada ao corpo do artista, destacando a paisagem encontrada. O processo culminou na criação de um site que apresenta vídeos, áudios e fotografias. A exposição Entre a Beira, a Borda e o limite é o recorte do projeto pensado para ser mostrado fisicamente no espaço do museu e apresentará projeções de fotografias, vídeos e áudios de poemas produzidos durante a caminhada pelas bordas da periferia de Belo Horizonte.
Exposição Complexa Cidade
Horário: 10h às 18h de quarta a domingo
Casarão
Exposição BH Fora dos Planos
Horário: 10h às 18h de quarta a domingo
Grande Galeria edifício Sede
25/09 às 19h
Conhecer para Valorizar: Conservação Têxtil
O colóquio desenvolvido pela UFMG/EBA/CNPq/STUDIOLO/profa. Soraya Coppola, discute como o lúdico e a formação do pensamento livre individual nos processos de criações têxteis, a partir da imaginação, são capazes de impulsionar naturalmente o ser, desde a infância, em direção ao mundo: caminhar, agir e pensar.
19/09 às 14h
21/09 às 9h
Visita mediada à exposição "Clara Nunes - eu sou a tal mineira" para pessoas com deficiência visual do Instituto Corre pra Ver.
28/09 às 14h
Oficina Alinhavos: Leitura e Práticas Artesanais
Iniciação ao bordado, desenho e colagens têxteis a partir da leitura de autoras brasileiras.
Inscrições pelo email: grupofios@gmail.com
MUSEUS PAMPULHA
Mostra Educativa "Duas Arquiteturas"
De 3 a 29/9 - 10h às 18h
"Duas Arquiteturas" é uma mostra educativa, no Espaço Cobogó, que apresenta para os visitantes as maquetes táteis do Museu de Arte da Pampulha e da Casa do Baile, dois dispositivos educativos elaborados pensados inicialmente para a fruição de pessoas com deficiência visual, que atendem a diversos públicos em processos de mediação. O público poderá, através do contato com os mediadores, entender os processos envolvidos na construção das duas maquetes, além de ter a oportunidade de conhecer, em detalhes, as características das arquiteturas de duas importantes obras de Oscar Niemeyer, situadas no Conjunto Moderno da Pampulha.
Classificação livre
Visita mediada "Duas Arquiteturas"
22/9 - 10h
A visita mediada "Duas Arquiteturas" será conduzida pelo arquiteto surdo Ademar Alves Junior, que utilizará as maquetes táteis do Museu de Arte da Pampulha e da Casa do Baile, além de outros recursos educativos, para apresentar as características da arquitetura dessas duas emblemáticas edificações, projetadas por Oscar Niemeyer para o Conjunto Moderno da Pampulha, patrimônio mundial pela UNESCO.
Classificação livre
Com intérprete de LIBRAS
MAP em Movimento
O programa “MAP em Movimento” é uma iniciativa do Educativo atuante no Museu de Arte da Pampulha que objetiva transcender as paredes tradicionais do museu transportando arte e cultura para instituições de ensino e comunidades diversas. A partir da apresentação da história e do acervo da instituição, o Educativo se torna um agente dinâmico, mediador e multiplicador de conhecimento em arte, oferecendo uma experiência estética expandida ao participante. Neste conceito o museu ganha vida e se torna capaz de acessar pessoas de todas as idades que em sua maioria não tem acesso à vivência museal e à fruição de obras de arte contemporânea.
Primavera sensorial
28/9 - 10h às 12h
Casa do Baile
Classificação livre
A partir das maquetes táteis do Museu de Arte da Pampulha e da Casa do Baile, propomos uma investigação com texturas como uma forma de perceber e representar o ambiente. Os participantes serão instigados a procurar pelo espaço da Casa do Baile as diferentes texturas que compõem o prédio, fazendo anotações sobre suas percepções; Pensar nos sentidos que o ambiente da orla da Pampulha desperta e como traduzir essas sensações. Por exemplo, o calor do sol e o som em desenhos, cores etc.
Ações do MAP em Movimento dentro da semana da Primavera nos Museus:
Terça, 24/09 - 09h às 11h
Centro Cultural Liberalino
Título: “Cores e Linhas de Afeto”
Objetivo: Instigar o processo de imaginação com a intenção de ampliar ainda mais o repertório para criação própria. Pensar elementos do desenho para a criação do bordado.
Materiais: linhas, agulhas e tecido para bordado
Quarta, 25/09 - 13h às 15h
Centro Cultural Zilah Spósito
A atividade deste encontro tem como ponto de partida a coleta de folhas e flores no entorno do C. C. Zilah Spósito, um convite ao olhar atento ao espaço que nos rodeia e às mudanças da natureza ao longo do ano. A primavera é uma das passagens de estação mais marcantes, com o florescimento de diversas espécies que colorem as ruas e chamam a atenção para a natureza que se mistura ao ambiente urbano. Além disso, com a prática de colagem nos zines será possível abordar também, de forma adequada à faixa etária, o conceito de composição visual.
Quinta, 26/09 - 09h às 11h
Centro Cultural Usina da Cultura
Monotipia
Buscando ampliar o repertório de produção imagética utilizaremos a técnica da monotipia: um processo de gravura que produz matrizes únicas. Pensando na relação com os jardins, as monotipias são feitas com uso de folhas, flores e galhos encontrados próximos às plantas. As composições são realizadas com tinta sobre uma superfície impermeável ou espalhando os elementos da impressão já entintados sobre o papel, suporte da gravura.
Roda de conversa “Acesso ao Moderno”
28/9 - 9h
Roda de conversa: ‘ACESSO AO MODERNO’ - Reflexões sobre acessibilidade no Museu Casa Kubitschek, a partir do processo de concepção de Daniel Herthel das ‘Pranchas Táteis Informativas’.
Durante a atividade, o artista Daniel Herthel vai apresentar o processo de construção das três pranchas táteis informativas, que compõem o educativo do MCK, abordando aspectos possíveis com o uso das tecnologias de impressão UV como recurso de elaboração e confecção de material dedicado para acessibilidade em museus.
Visita Sensorial ao Jardim
28/9 - 10h
Na visita mediada aos jardins do Museu Casa Kubitschek, o educativo apresenta os jardins modernistas projetados por Roberto Burle Marx e suas alterações até a abertura do Museu como o Jardim de Vó, exemplificando a presença da Dona Juracy nos jardins.
CENTRO DE REFERENCIA DA CULTURA POPULAR E TRADICIONAL - LAGOA DO NADO
Exposição: “Pakaçara” BH é Terra Indígena,
De 24/09 a 29/09 - 9h às 18h
Casarão CRCP
Público: livre
Um convite ao despertar! A exposição foi concebida como uma contribuição artística, transcendente, criativa e didática para difundir o conhecimento dos povos indígenas e sua resistência na defesa de nossa mãe e irmã natureza, com a licença dos encantados e das nossas ancestralidades. Público: livre Local: Casarão CRCP
Mediação Poética “Pakaçara”, Visita Mediada à exposição
De 25/09 a 29/09 - 9h às 16h
Mediante agendamento pelo e-mail crcp.fmc@pbh.gov.br
Obs: Mínimo de 5 pessoas e máximo de 30
Duração: 45 minutos
Público: alunos e coletivos diversos
Sarau do Desjejum
29/09 - 9h às 12h
Tenda do Bosquinho
Público: livre
Espaço para apresentações de músicas autorais e MPB, leitura de poemas e intervenções teatrais.
Coordenação: Ben-Hur de Oliveira