
PROGRAMAÇÃO
Durante 15 dias intensos de atividades gratuitas, entre 16 e 31 de outubro de 2023, a Bienal da Gastronomia de Belo Horizonte traz na programação palestras, mostras culinárias, seminários e projetos especiais que ocupam diferentes locais de BH.
Dia 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação , marca o início da Bienal com Cerimônia de Abertura para convidados, no Teatro Francisco Nunes, com a presença de nomes relevantes da gastronomia e do turismo, entre eles o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
De 17 a 26 de outubro, o projeto Panelas Abertas, realizado em conjunto com o Sebrae em Minas Gerais, promoverá o intercâmbio de experiências entre 10 chefs de cozinha, em seus estabelecimentos de destaque da gastronomia de Belo Horizonte, com estudantes da área, empreendedores, jornalistas e influenciadores gastronômicos. A proposta é que os participantes possam interagir e aprofundar seus conhecimentos sobre propósito, visão e modelos de negócios gastronômicos, possibilitando uma troca única de sabores e saberes. A ação é apenas para convidados.
Entre 25 e 27 de outubro, a Bienal recebe o 3º Seminário Internacional de Segurança Alimentar e Nutricional, realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, com programação - gratuita e aberta ao público - no Teatro Francisco Nunes e na Prefeitura de Belo Horizonte. O tema a ser trabalhado este ano é ‘O Poder Transformador dos Sistemas Alimentares Sustentáveis’ e o objetivo é debater sobre a necessidade de uma alimentação mais ecológica, saudável, democrática e sustentável em todos os seus aspectos: da produção à acessibilidade do consumo, e da comercialização à inclusão social.
Nos últimos dias de programação da 1ª edição da Bienal da Gastronomia de Belo Horizonte, 30 e 31 de outubro, a Belotur promove o Fórum Internacional de Gastronomia (FIG-BH), no Sesc Palladium, com programação gratuita e aberta ao público, mediante inscrição. O evento proporcionará uma experiência inesquecível para todos os amantes da culinária, profissionais da área e entusiastas do setor. Uma celebração da alimentação e gastronomia, que refletem um aspecto relevante e atual de Belo Horizonte enquanto cidade que busca sua consolidação como um Destino Turístico Gastronômico e Cidade Criativa.
O Fórum contará com diversos palestrantes renomados, entre eles estão: Leonor Espinosa, Léo Paixão, David Mora, Janaína Rueda, David Hertz, Edson Leite e Tássia Magalhães. Na pauta, importantes temas da gastronomia mundial como Protagonismo Feminino, Valorização de Produtos Locais, Gastronomia Social, Eventos Gastronômicos, Inserção Profissional, Gastronomia Mineira, entre outros tópicos. O Fórum Internacional de Gastronomia proporciona aos participantes a chance de explorar as últimas tendências e avanços do mercado gastronômico, além de dar oportunidade para compartilhamento de boas práticas, experiências e relatos.
No dia 31 de outubro, último dia da Bienal da Gastronomia de Belo Horizonte, a ação Saboreando o Amanhã vai tomar conta da Cozinha Tupis, no Mercado Novo, das 12h às 13h30. O projeto apresentará aos presentes um prato típico de Mérida, cidade do México, a ser interpretado pelas chefs Mariana Gontijo (Restaurante Roça Grande - BH) e Mariana Aleixo (Restaurante Maré de Sabores - RJ). A atividade faz parte das ações de intercâmbio entre as cidades da Rede da Unesco no campo da Gastronomia e promove o debate sobre as mudanças climáticas no planeta. A ação é gratuita e aberta ao público.
Padarias de BH
Um convite irresistível para celebrar a tradição mineira do pão! Descubra padarias da cidade com seus sabores mais marcantes. Clique aqui e confira fotos, informações e aquele lanche típico que faz a fama de cada casa. Planeje seu roteiro e viva essa experiência saborosa.
Padarias participantes:
Mercado Central | Galeria São Vicente | Mercado Novo
Gratuito e aberto ao público, o passeio convida a explorar a essência de Belo Horizonte em um roteiro único que une mercados, galerias e espaços criativos. Caminhe, aprenda e se encante com a cultura alimentar da cidade.
Teatro Francisco Nunes
Dois dias de encontros que conectam tradição e inovação. Chefs, produtores, pesquisadores e o público se reúnem para debater ancestralidade, diversidade alimentar, protagonismo feminino e o papel social da cozinha. Gastronomia como identidade e futuro! Retire o seu ingresso aqui.
https://www.sympla.com.br/evento/forum-internacional-de-gastronomia-2025/3100370
Uma mostra interativa que mergulha no universo dos bares tradicionais de BH. Ícones da boemia, trilhas sonoras da Rádio BH Belotur, mapas ilustrados e espaços para compartilhar histórias. Um brinde à alma da cidade!
O Intercâmbio Cidades Brasileiras Criativas da Gastronomia pela UNESCO reúne Belém, Paraty, Florianópolis e Belo Horizonte, integrantes da Rede de Cidades Criativas da UNESCO, em uma celebração da diversidade e da inovação da gastronomia brasileira. Realizado no Edifício Central, em Belo Horizonte, o evento promove cozinhas-show, menus colaborativos e uma feira gastronômica, valorizando saberes, ingredientes e tradições de cada cidade: da floresta amazônica ao litoral caiçara, da cultura açoriana à cozinha afetiva mineira.
Mercado Central
O Mercado Central vira sala de aula e palco de inovação! Estudantes de Gastronomia de BH criam receitas autorais com ingredientes locais. Demonstrações abertas ao público celebram a produção regional, a criatividade e os novos talentos da cozinha belo-horizontina.
Praça Padre Lage
A Bienal chega à região Norte, valorizando iniciativas ligadas à gastronomia sustentável, inclusão produtiva, políticas alimentares e turismo. Um grande encontro comunitário, com sabores, saberes e oportunidades para toda a família.
Feirinha Aproxima - 04/10
No dia 4 de outubro, sábado, a tradicional Feirinha Aproxima está de volta com uma programação recheada de sabores, cultura e lazer. Serão mais de 40 expositores selecionados pelo chef Eduardo Maya, música ao vivo, espaço kids, cadeiras de descanso para idosos e entrada gratuita. Um programa perfeito para toda a família!
Cozinha de Mercado – Edição: BH, a cidade dos mercados! – 15 a 18/10
De 15 a 18 de outubro, Belo Horizonte celebra seus mercados em uma edição especial do Cozinha de Mercado. Uma experiência gastronômica que valoriza a tradição, a diversidade e o frescor dos ingredientes que dão sabor à cidade.
Oktoberfest na Praça – 18/10
No dia 18 de outubro, a Praça da Liberdade recebe o Oktoberfest na Praça. Prepare-se para uma verdadeira imersão na cultura alemã, com diversas cervejarias, pratos típicos, apresentações de danças tradicionais e um show especial da banda Tianastácia. Diversão garantida!
Circuito de Vinhos – 19/10
No dia 19 de outubro, Belo Horizonte recebe mais uma edição do Circuito de Vinhos. Um convite a apreciar rótulos selecionados, harmonizações e experiências que celebram a cultura do vinho em grande estilo.
Superminas Food Show 2025 – 21 a 23/10
De 21 a 23 de outubro, Belo Horizonte sedia a Superminas Food Show 2025 – 37º Congresso e Feira Supermercadista e da Panificação. Um dos maiores encontros do setor no Brasil, que reúne novidades, tendências e oportunidades para profissionais e empresas do ramo.
19ª edição: Festival Bar em Bar – 30/10 a 16/11
De 30 de outubro a 16 de novembro, acontece a 19ª edição do Festival Bar em Bar. Consolidado em todo o Brasil, o evento valoriza a criatividade dos bares e seus chefs, estimulando a criação de novos petiscos e tornando os cardápios ainda mais irresistíveis. Uma verdadeira celebração da cultura de boteco!
PROGRAMAÇÃO
Durante 15 dias intensos de atividades gratuitas, entre 16 e 31 de outubro de 2023, a Bienal da Gastronomia de Belo Horizonte traz na programação palestras, mostras culinárias, seminários e projetos especiais que ocupam diferentes locais de BH.
Dia 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação , marca o início da Bienal com Cerimônia de Abertura para convidados, no Teatro Francisco Nunes, com a presença de nomes relevantes da gastronomia e do turismo, entre eles o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
De 17 a 26 de outubro, o projeto Panelas Abertas, realizado em conjunto com o Sebrae em Minas Gerais, promoverá o intercâmbio de experiências entre 10 chefs de cozinha, em seus estabelecimentos de destaque da gastronomia de Belo Horizonte, com estudantes da área, empreendedores, jornalistas e influenciadores gastronômicos. A proposta é que os participantes possam interagir e aprofundar seus conhecimentos sobre propósito, visão e modelos de negócios gastronômicos, possibilitando uma troca única de sabores e saberes. A ação é apenas para convidados.
Entre 25 e 27 de outubro, a Bienal recebe o 3º Seminário Internacional de Segurança Alimentar e Nutricional, realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, com programação - gratuita e aberta ao público - no Teatro Francisco Nunes e na Prefeitura de Belo Horizonte. O tema a ser trabalhado este ano é ‘O Poder Transformador dos Sistemas Alimentares Sustentáveis’ e o objetivo é debater sobre a necessidade de uma alimentação mais ecológica, saudável, democrática e sustentável em todos os seus aspectos: da produção à acessibilidade do consumo, e da comercialização à inclusão social.
Nos últimos dias de programação da 1ª edição da Bienal da Gastronomia de Belo Horizonte, 30 e 31 de outubro, a Belotur promove o Fórum Internacional de Gastronomia (FIG-BH), no Sesc Palladium, com programação gratuita e aberta ao público, mediante inscrição. O evento proporcionará uma experiência inesquecível para todos os amantes da culinária, profissionais da área e entusiastas do setor. Uma celebração da alimentação e gastronomia, que refletem um aspecto relevante e atual de Belo Horizonte enquanto cidade que busca sua consolidação como um Destino Turístico Gastronômico e Cidade Criativa.
O Fórum contará com diversos palestrantes renomados, entre eles estão: Leonor Espinosa, Léo Paixão, David Mora, Janaína Rueda, David Hertz, Edson Leite e Tássia Magalhães. Na pauta, importantes temas da gastronomia mundial como Protagonismo Feminino, Valorização de Produtos Locais, Gastronomia Social, Eventos Gastronômicos, Inserção Profissional, Gastronomia Mineira, entre outros tópicos. O Fórum Internacional de Gastronomia proporciona aos participantes a chance de explorar as últimas tendências e avanços do mercado gastronômico, além de dar oportunidade para compartilhamento de boas práticas, experiências e relatos.
No dia 31 de outubro, último dia da Bienal da Gastronomia de Belo Horizonte, a ação Saboreando o Amanhã vai tomar conta da Cozinha Tupis, no Mercado Novo, das 12h às 13h30. O projeto apresentará aos presentes um prato típico de Mérida, cidade do México, a ser interpretado pelas chefs Mariana Gontijo (Restaurante Roça Grande - BH) e Mariana Aleixo (Restaurante Maré de Sabores - RJ). A atividade faz parte das ações de intercâmbio entre as cidades da Rede da Unesco no campo da Gastronomia e promove o debate sobre as mudanças climáticas no planeta. A ação é gratuita e aberta ao público com degustação para, no máximo, 150 pessoas.
Dia 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação, marca o início da Bienal com cerimônia de abertura para convidados, no Teatro Francisco Nunes, com a presença de nomes relevantes da gastronomia e do turismo, entre eles o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
Programação:
Inspirado no modelo atelier aberto, o projeto busca promover o intercâmbio de experiências entre chefs e estabelecimentos de destaque na atual gastronomia de Belo Horizonte, com estudantes, empreendedores e jornalistas/influenciadores.
Restaurantes e chefs participantes:
Per Lui - Chef Yves Saliba
Xapuri - Chef Flávio Trombino
Pacato - Chef Caio Soter
Birosca - Chef Bruna Martins
Cozinha Tupis - Chef Henrique Gilberto
La Palma - Chef Naiara Faria
Turi - Chef Cristóvão Laruça
Osso, Rotisseria- Chef Djalma Victor
Dona Lucinha - Chef Márcia Resende
Cozinha Santo Antônio - Chef Juliana Duarte
Entre 25 e 27 de outubro, acontece o 3º Seminário Internacional de Segurança Alimentar e Nutricional, realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, com programação - gratuita e aberta ao público - no Teatro Francisco Nunes e na Prefeitura de Belo Horizonte. O tema a ser trabalhado este ano é ‘O Poder Transformador dos Sistemas Alimentares Sustentáveis’ e o objetivo é debater sobre a necessidade de uma alimentação mais ecológica, saudável, democrática e sustentável em todos os seus aspectos: da produção à acessibilidade do consumo, e da comercialização à inclusão social.
Saiba mais aqui
O Fórum Internacional de Gastronomia - que ocorrerá nos dias 30 e 31 de outubro, no Sesc Palladium - promete ser uma experiência inesquecível para todos os amantes da culinária, profissionais da área e entusiastas do setor. Uma celebração da alimentação, gastronomia e da culinária, que refletem um aspecto relevante e atual de Belo Horizonte enquanto cidade que busca sua consolidação como um Destino Turístico Inteligente e uma Cidade Criativa.
A ação é gratuita e aberta ao público. Inscreva-se aqui (link)
Programação:
30 de outubro (segunda)
12h - Credenciamento
Grande Teatro
13h20 - Abertura
14h - Pozoneros sem adjetivos - um modelo gastronômico holístico de cozinha, ciência, arte e ecologia
Leonor Espinosa (LEO - Colômbia) com apresentação de Léo Paixão (Glouton)
15h30 - Do campo à mesa - novos circuitos de distribuição e novas práticas alimentares
João Pedro Stedile (MST), Adriana Salay (USP), Larissa Loures Mendes (UFMG) e mediação Darklane Dias (Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional de Belo Horizonte)
17h - Revoluções da comida - O ecossistema da gastronomia diante a crise climática e alimentar
Rafael Tonon (Basque Culinary Center - Espanha) - apresentação de Lorena Martins (Jornalista)
Teatro de Bolso
15h - Bares, Patrimônio e Turismo - políticas de preservação e inovação
Maria Pía Moreira (Ministério da Cultura - Argentina), Eduardo Seijo (Coordenador Cidades Criativas UNESCO - México) e Daniel Neto - Nenel (Baixa Gastronomia) e mediação de Eduardo Maya (Centro Culinário E Maya)
16h30 - Novas dinâmicas de ocupação criativa do hipercentro de Belo Horizonte
Rafael Quick (Grupo Viela), Fernanda Abdallah (Restaurante Feijão), Túlio D'angelo (Bar Palito) e mediação - Caio Esteves (Bloom)
31 de outubro (terça)
Grande Teatro
09h30 - Repara não - por um novo olhar sobre a cozinha de Minas Gerais
Caio Soter (Pacato) convida Kátia Barbosa (Cozinheira popular e apresentadora de TV), Janaína Rueda (Casa do Porco) e Onildo Rocha (Cozinha Armorial)
11h - Diálogos sobre o protagonismo feminino na gastronomia
Tássia Magalhães (Nelita) Bruna Martins (Birosca) e Carolina Daher (Fartura) com mediação de Rosa Moraes (50 Best Brasil)
Almoço
14h – Desenhando uma experiência gastronômica surpreendente
David Mora (Basque Culinary Center - Espanha)
15h15 - Eventos Gastronômicos como transformadores de destinos turísticos
Maria Eulalia (Comida di Buteco), Rafael Rincón (Ñan Fundação - Chile) e Georges Schnyder (Mesa São Paulo) com mediação de Marcelo Wanderley (Cumbuca)
16h45 - Novas tendências dos serviços de alimentação no turismo.do Brasil
Simone Galante (Galunion Consultoria) apresentação Renato Lana (Sebrae)
18h - Gastronomia Social: a transformação de territórios vulneráveis em potências gastronômicas
David Hertz (Gastromotiva), Edson Leite (Gastronomia Periférica) e Mariana Aleixo (Maré de Sabores) mediação de Henrique Gilberto (Cozinha Tupis)
19h30 - Um restaurante melhor para o mundo: como restaurar um futuro possível
Rodrigo Oliveira (Mocotó) e Adriana Salay (USP) com apresentação de Edson Puiati (SENAC)
Teatro de Bolso
9h30 - Do mundo instagramavel à realidade do mercado - desafios atuais da formação e inserção profissional na gastronomia
Vanessa Santos (Senac Ceará), Jackson Cabral (Promove) e Carlos Henrique (Arnaldo) com mediação Larissa Fernandes (Estácio de Sá).
11h - Gastronomia para todos - cases de formações inclusivas em Belo Horizonte e no Brasil
Gabriel Ornelas (CRESAN/PBH), Sarah Rocha (INHAC/CRQ) e Renato Monteiro (TRANGARÇONNE UFRJ) com mediação de Sinval Espírito Santo (Fubá)
Almoço
14h15 - Um pé na Cozinha - um olhar sócio-histórico para o trabalho de cozinheiras negras no Brasil
Taís de Sant'Anna Machado (Ministério da Igualdade Racial) com participação de Zora Santos (Cozinheira) e mediação de Tatiana Carvalho Costa (UFMG)
15h45 – Milagres dos Peixes - uma expedição e um menu para valorização dos peixes de rio e água doce de Minas Gerais
Bruna Martins (Birosca) e Carol Haddad (Una)
16h15 - Gastronomia mineira e o legado de Eduardo Frieiro
Juliana Duarte (Cozinha Santo Antônio) e Flávio Trombino (Xapuri) com mediação José Newton (UFMG)
No dia 31 de outubro, último dia da Bienal da Gastronomia de Belo Horizonte, a ação Saboreando o Amanhã vai tomar conta da Cozinha Tupis, no Mercado Novo (Av. Olegário Maciel, 742- Centro), das 12h às 13h30. O projeto apresentará aos presentes um prato típico de Mérida, cidade do México, a ser interpretado pelas chefs Mariana Gontijo (Restaurante Roça Grande - BH) e Mariana Aleixo (Restaurante Maré de Sabores - RJ). A atividade faz parte das ações de intercâmbio entre as cidades da Rede da Unesco no campo da Gastronomia e promove o debate sobre as mudanças climáticas no planeta. A ação é gratuita e aberta ao público com degustação para, no máximo, 150 pessoas.
PROGRAMAÇÃO
Durante 15 dias intensos de atividades gratuitas, entre 16 e 31 de outubro de 2023, a Bienal da Gastronomia de Belo Horizonte traz na programação palestras, mostras culinárias, seminários e projetos especiais que ocupam diferentes locais de BH.
Dia 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação , marca o início da Bienal com cerimônia de abertura para convidados, no Teatro Francisco Nunes, com a presença de nomes relevantes da gastronomia e do turismo, entre eles o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
De 17 a 26 de outubro, o projeto ‘Panelas Abertas’, realizado em conjunto com o Sebrae em Minas Gerais, promoverá o intercâmbio de experiências entre 10 chefs de cozinha, em seus estabelecimentos de destaque da gastronomia de Belo Horizonte, com estudantes da área, empreendedores, jornalistas e influenciadores gastronômicos. A proposta é que os participantes possam interagir e aprofundar seus conhecimentos sobre propósito, visão e modelos de negócios gastronômicos, possibilitando uma troca única de sabores e saberes. A ação é apenas para convidados.
Entre 25 e 27 de outubro, a Bienal recebe o 3º Seminário Internacional de Segurança Alimentar e Nutricional, realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, com programação - gratuita e aberta ao público - no Teatro Francisco Nunes e na Prefeitura de Belo Horizonte. O tema a ser trabalhado este ano é ‘O Poder Transformador dos Sistemas Alimentares Sustentáveis’ e o objetivo é debater sobre a necessidade de uma alimentação mais ecológica, saudável, democrática e sustentável em todos os seus aspectos: da produção à acessibilidade do consumo, e da comercialização à inclusão social.
Fechando a programação da 1ª edição da Bienal da Gastronomia de Horizonte, a Belotur promove, nos dias 30 e 31 de outubro, o Fórum Internacional de Gastronomia (FIG-BH), no Sesc Palladium, com programação gratuita e aberta ao público, mediante inscrição. O evento proporcionará uma experiência inesquecível para todos os amantes da culinária, profissionais da área e entusiastas do setor. Uma celebração da alimentação e gastronomia, que refletem um aspecto relevante e atual de Belo Horizonte enquanto cidade que busca sua consolidação como um Destino Turístico Gastronômico e Cidade Criativa.
O Fórum contará com diversos palestrantes renomados, entre eles estão: Leonor Espinosa, Léo Paixão, David Mora, Janaína Rueda, David Hertz, Edson Leite e Tássia Magalhães. Na pauta, importantes temas da gastronomia mundial como Protagonismo Feminino, Valorização de Produtos Locais, Gastronomia Social, Eventos Gastronômicos, Inserção Profissional, Gastronomia Mineira, entre outros tópicos. O Fórum Internacional de Gastronomia proporciona aos participantes a chance de explorar as últimas tendências e avanços do mercado gastronômico, além de dar oportunidade para compartilhamento de boas práticas, experiências e relatos.