Oficina de teatro de sombras
Teatro de Sombras é uma oficina prática que convida os participantes a explorarem a arte milenar de contar histórias por meio da luz e da escuridão.
Exibição do filme "Mineiro não se dobra"
“Mineiro não se Dobra” é baseado no livreto “Os Horrores nas Minas de Morro Velho” (1931), escrito por Francisco Soares de Oliveira, um mineiro que trabalhou na Mina de Morro Velho, em Nova Lima (MG) e escreveu sobre a exploração da mão-de-obra e as condições insalubres vivenciadas por trabalhadores na extração de ouro.
O livreto foi encontrado no arquivo do DOPS (MG), em inquérito sobre a atuação do Sindicato de Mineiros de Nova Lima. A narração do texto está na voz de Maurício Tizumba, em consonância com uma montagem visual que mescla filmagens, animação com colagens e impressos, stop motion e material de arquivo.
Projeto realizado através do edital Estadual da Lei Paulo Gustavo
Classificação: 12 anos
MUSEU CRIATIVO - Moldando a nossa história
Oficina de modelagem em massinha onde participantes criam miniaturas de objetos históricos do acervo.
MUSEU CRIATIVO - Mosaicos de texturas
Atividade de composição de mosaicos a partir de texturas coletadas com giz de cera em diferentes espaços do museu.
Atividade lúdica voltada para todas as idades. Menores precisam estar acompanhados dos pais e responsáveis
MUSEU CRIATIVO - Criando histórias
Criar uma história em conjunto a partir da produção de desenhos individuais, sendo os desenhos partes que irão compor o enredo da história.
Atividade lúdica voltada para todas as idades. Menores precisam estar acompanhados dos pais e responsáveis.
EDUCATIVO ABERTO - AGORA TAMBÉM AOS SÁBADOS!
Agora também aos sábados, nossa Sala de Acolhimento se transforma em um espaço vivo de interação e aprendizado! Venha explorar recursos pedagógicos, lúdicos e afetivos e viver novas experiências no museu.
Público espontâneo do Museu
EDUCATIVO ABERTO
Aos domingos, nossa Sala de Acolhimento se transforma em um espaço vivo de interação e aprendizado! Venha explorar recursos pedagógicos, lúdicos e afetivos e viver novas experiências no museu.
Mostra Ébano de Consciência Negra - Exposição de Moda, Arte e Beleza Afro
A Mostra Ébano de Consciência Negra - Exposição de Moda, Arte e Beleza Afro é uma celebração da criatividade, ancestralidade e diversidade afro-brasileira. Mais do que uma exposição, o evento se configura como um território de encontros e trocas, valorizando a produção de afroempreendedores, levando ao público histórias, saberes e experiências que transformam a visita em uma vivência sensorial e educativa, fortalecendo a economia criativa preta e a visibilidade de talentos muitas vezes ausentes de grandes circuitos comerciais. Ao conectar passado, presente e futuro da cultura afrobrasileira, promove reflexão sobre identidade, ancestralidade e pertencimento.Com oficinas práticas, demonstrações e experiências interativas. O evento reforça o compromisso do Ébano com a valorização da cultura negra e a construção de espaços inclusivos e inspiradores.
Pessoas interessadas em cultura afro-brasileira, moda, arte e empreendedorismo, que desejam conhecer e prestigiar o trabalho de afroempreendedores.
Apresentação do Grupo Teatro Entre Elas (Casa do Beco) com a cena "Rosa dos Ventos"
As senhoras atrizes do Grupo Teatro Entre Elas pegaram carona nos ventos da boa sorte! Atravessaram as ondas da memória e resgataram cantos, cirandas e brincadeiras, convidando a todos para participar dessa viagem. Nessa ciranda de lembranças, a Rosa dos Ventos aponta na direção de onde moram o brincar e o afeto. A bordo, marujos! Que os bons ventos trouxeram alegria! Nossa embarcação vem carregada de esperança e segue rumo a novos encontros e brincadeiras.
Pequena Mostra: Paranoid Quarto
Paola Rodrigues, Randolpho Lamonier e Vitor Galvão ocupam o Teatro MUMO, no Museu da Moda de Belo Horizonte, com a instalação imersiva Paranoid Quarto. Na ocasião da abertura, Paola Rodrigues apresenta uma performance audiovisual com composições autorais desenvolvidas ao longo da última década, expandindo o diálogo entre música, imagem e palavra.
Performance de abertura: Paranoid Quarto
Performance audiovisual composta por show musical autoral de Paola Rodrigues em instalação videográfica da Mostra “Paranoid Quarto”, durante a abertura da exposição homônima no Teatro MUMO.
Público - alvo: a partir de 12 anos
Oficina de Brincadeiras Africanas e Afro-Brasileiras
Atividades de vivência lúdico-culturais para aproximar as crianças de sua ancestralidade através de jogos e brincadeiras.
Visita Mediada à exposição "Clara Nunes - Eu Sou A Tal Mineira"
Diálogos MAP - Curadoria e Musealização da Arte: práticas e perspectivas contemporâneas
O encontro propõe refletir sobre como a curadoria e os processos de musealização transformam a arte em experiência pública. O papel das instituições, dos curadores e dos artistas na construção de narrativas, na seleção de acervos e na mediação entre obra e público — as dimensões éticas, políticas e poéticas envolvidas em “fazer ver” a arte. A curadoria como prática de pensamento, cuidado e criação. A figura do curador como mediador de discursos e sentidos. A tensão entre conservação e atualização das leituras de obras de arte. A curadoria e mediação: como aproximar público e obra por meio da narrativa expositiva.
O museu como laboratório de experimentação e coautoria.
Público geral; estudantes e profissionais da área
Diálogos MAP - A Cidade como Suporte: Perspectivas entre Arte Urbana e Arte Contemporânea
A proposta deste Diálogos MAP é abordar a relação de interseção entre arte urbana e arte contemporânea, explorando como a arte urbana está inserida nesse contexto, utilizando a cidade como suporte e criando relações de interatividade com o público.
Público-alvo: artistas, estudantes e interessados em geral
Diálogos MAP: Educação Museal e Arte - formato on-line
A atividade propõe uma reflexão sobre o papel da arte e dos museus como espaços vivos de educação, diálogo e transformação. Mais do que lugares de contemplação, os museus podem se tornar territórios de encontro, criação e construção coletiva de sentidos. A partir das experiências das convidadas, serão discutidas práticas educativas e curadorias participativas que reconhecem o público como coautor da experiência museal. O encontro abordará temas como a arte enquanto experiência educativa, o papel do educador como curador de experiências e as relações entre museu, território e diversidade. Também estarão em pauta os desafios e futuros possíveis da educação museal, com destaque para a inclusão, a acessibilidade, a educação anticolonial e o uso de tecnologias e novas linguagens na mediação contemporânea.
Workshop acessibilidade para pessoas surdas no contexto cultural, com Ademar Alves Jr. e Rosane Lucas
A consultoria propõe reflexões e práticas para aprimorar a acessibilidade no Museu Casa Kubitschek, considerando aspectos físicos, comunicacionais e sensoriais. Serão abordados recursos como Libras, audiodescrição e braille, além de estratégias de mediação acessível. O encontro busca fortalecer o compromisso do museu em oferecer experiências acolhedoras e acessíveis a diferentes públicos.
Público geral
Aplicando Memórias: Oficina de aplique e relevo em bordado
O projeto Bordando Memórias recebe VANI para atividade prática de aprendizado de aplique e relevo no tecido para composição com bordado.
Público geral
Lançamento das novas mostras do Espaço Cobogó
O Espaço Cobogó é um espaço expositivo experimental do Educativo da Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design, dedicado à mostras de novos artistas e à temáticas relacionadas à mediação cultural do espaço. Em comemoração ao aniversário de inauguração da Casa do Baile, e dialogando com a exposição em cartaz, "trans:paisagem", com fotografias de Leonardo Finotti, serão inauguradas duas mostras. "Túnel de Memórias" irá mostrar o resultado de coletas de memórias afetivas de visitantes da Casa do Baile, de perfis variados, em suas relações com a paisagem cultural da Pampulha, tanto em sentimentos e lembranças relacionados ao passado, quanto à projeções e anseios de futuros, num mural composto por paisagens múltiplas e pessoais, que se encontram e refletem em um mural coletivo. Já "Cápsula do Tempo" é uma instalação temporária, que irá convidar o público a se encontrar com a história da Casa do Baile, através de fotografias antigas.
Público gera
Abertura Mostra trans:paisagem [diálogos] - Du Retratista
“Trans: paisagens [diálogos]" é uma série de atividades que compõem a programação associada à exposição "trans:paisagem", com fotografias de Leonardo Finotti e curadoria de Eder Ribeiro. As atividades, em formatos e dispositivos múltiplos, pretendem estabelecer diálogos entre arquitetura, fotografia, design, urbanismo em relações múltiplas com a cidade e seus territórios. Para a primeira edição, convidamos Dú Retratista, fotógrafo e um nome fundamental na história visual da periferia de BH. Há mais de 40 anos, documenta a vida no Morro do Papagaio, registrando batizados, festas, jogos e outros momentos marcantes. Seu acervo é um patrimônio da memória favelada, preservando cenas e territórios muitas vezes já desaparecidos. A mostra com trabalhos do Du Retratista ficará em cartaz no Auditório da Casa do Baile até 24 de janeiro.
Público geral
Lançamento da reedição do material educativo "Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design"
Em comemoração ao aniversário de inauguração da Casa do Baile, ocorrido em 29 de novembro de 1942, o Educativo da Casa do Baile lança uma versão atualizada do caderno educativo, que conta a história do Conjunto Moderno da Pampulha e da Casa do Baile, em sua trajetória de restaurante dançante a um museu. O material, que fica disponível para o manuseio do público, e é usado pelos educadores em visitas mediadas, é ilustrado com imagens antigas, em uma espécie de cronologia visual. Para esta edição, além da atualização de imagens e informções, resultados de constante processo de pesquisa, o material avança em questões de acessibilidade, disponibilizando faixas de áudio e conteúdo elaborado utilizando os preceitos da linguagem simples, tornando-o mais próximo de públicos diversos. A versão digital poderá ser encontrada para download gratuito na Biblioteca Virtual da Fundação Municipal de Cultura.