A serie Concertos Gerdau apresenta a Orquestra Ovo e o Duo pianístico Junia Canton e Heron Alvim em única apresentação da obra do francês Camille Saint-Saëns (1835-1921), no dia 20/11, domingo, às 17h.
Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro do Centro Cultural Unimed-BH.
A classificação é 10 anos. Composto por 14 movimentos que traduzem em música o leão, galinhas e galos, mulas, tartarugas, elefantes, cangurus, o aquário, animais de orelhas compridas, pássaros, cisne e o cuco, a obra é apresentada por orquestra com dois pianos.
Na época de sua composição, Camille Saint- Saens tinha como objetivo fazer uma crítica ao cenário musical que não aceitava peças criadas de forma mais simples e para o público infantil. A obra “O carnaval dos animais” só foi publicada depois da morte do compositor.
Camille temia ser duramente criticado e até perder a reputação de “compositor sério”.
A Orquestra de Formação e Transformação, OVO, dirigida por Werner Silveira, é composta por estudantes de música que já têm uma boa formação em seu instrumento, mas pouca experiência em orquestras.
A maior parte destes jovens são alunos da graduação em música da UFMG e da UEMG.
A OVO conta com a participação ativa de vários músicos da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, que acompanham os ensaios e as apresentações, com o propósito de instruir técnica e artisticamente cada um destes talentosos estudantes.
O Duo Pianístico Junia Canton e Heron Alvim nasceu em Belo Horizonte em 1990 e vem, desde então, se apresentando regularmente no Brasil, Portugal e Estados Unidos. Idealizaram e realizaram juntamente com a pianista Mônica Tessitore o International Piano Week of Cusching Academy em Ashburham, MA, promovendo o Brazillian Concert Music.