Construído nos anos 1970, em um dos bairros mais boêmios da capital, o antigo Mercado Distrital de Santa Tereza é ponto de referência para os mineiros. Por lá, havia comércio de hortaliças, frutas, doces, carnes, bebidas e demais artigos para consumo local, até seu fechamento, no ano de 2007.
Porém, a partir deste ano, o consórcio formado pelo Grupo Uai, Fundação Doimo, Conata e Infracon, vencedor do edital de licitação para a concessão de mercados municipais, passa a realizar a gestão e manutenção do local, que passa a se chamar Mercado de Origem de Santa Tereza, prometendo trazer muitas novidades.
Uma delas é o Circuito Criativo da Mineiridade: arte, gastronomia e cultura. Criado para marcar essa retomada em Santa Tereza, trata-se de um evento gratuito, realizado aos sábados e domingos dentro do Mercado do bairro, reunindo diversos produtores mineiros em um ambiente familiar e cultural.
Durante o Circuito Criativo Mineiridade, os visitantes poderão encontrar produtores de diversos segmentos, como gastronomia, artesanato, hortifrúti e muito mais. O público encontrará produtos de origem, como queijos, doces, cervejas artesanais, artesanatos em geral, moda feminina, masculina, infantil, perfumaria, além da tradicional gastronomia mineira. Haverá sempre novidades no mix de expositores devido às atrações diferentes de cada final de semana”, revela Elias Tergilene, presidente do Grupo Uai/Fundação Doimo.
Com tanta variedade, a ideia é que a população possa redescobrir o Mercado de Santa Tereza como um local de encontros, diversão e cultura.
Além da diversidade de produtos de origem, os visitantes do Circuito ainda poderão curtir muitas atrações culturais. O festival é destinado a todos os públicos, com cuidados especiais em relação às pessoas com deficiência e idosos.
O que se busca também é promover atividades culturais de estilos de vida saudáveis, voltadas às práticas sustentáveis, por meio, por exemplo, do incentivo à adoção de hábitos como a coleta seletiva de resíduos e a reciclagem.
Além de diversos produtos típicos mineiros, o evento ainda vai oferecer espaço infantil, música ao vivo, fazendinha como minianimais e diversas outras atrações, e será pet friendly.