Com 38 anos de atuação em Belo Horizonte, o Primeiro Ato Centro de Dança, comandado pela coreógrafa e bailarina Suely Machado, abre o programa “Novos Tempos, Novos Atos”, cursos voltados para o corpo em isolamento social. A partir da observação das próprias sensações e da percepção do comportamento coletivo, os professores desenvolveram aulas específicas para todas as idades e as distintas fases pelas quais as pessoas tem passado ao longo da quarentena.
A tônica do programa “Novos Tempos, Novos Atos” é o desejo de se reconectar com o próprio corpo e a memória física da interação social e da liberdade. Sabendo que essas sensações são acessadas de maneiras distintas por cada pessoa e que o contexto atual tem provocado muitas oscilações emocionais, as aulas trazem desde danças urbanas até propostas mais intimistas e autorais da dança contemporânea. Ao mesmo tempo, oferece a oportunidade de momentos de interação lúdica e amorosa com os parentes e pessoas que moram na mesma casa.
“A dança é um instrumento poderoso de autoconhecimento, expressão, criação, divertimento e construção social. Não é à toa que está presente em muitos dos rituais que invocam o coletivo. Ativar essa memória de comunhão, consigo e com o mundo, através da dança, em um momento como o que estamos atravessando, chega a ser curativo” - afirma a coreógrafa Suely Machado
Os cursos regulares do Primeiro Ato Centro de Dança estão funcionando no formato online desde o princípio da pandemia e também estão abertos para novas matrículas. Contemporâneo, Ballet clássico, Jazz, Danças Urbanas, Sapateado, Dança a dois e, ainda, os Cursos infantis: Maternal, Despertar, Iniciação à Dança.
A escola conta com professores de altíssima qualidade e já formou diversas gerações de bailarinos e bailarinas.