Made in Minas Gerais

Ícone Descrição

Descrição

Mostrar a diversidade e a pluralidade do nosso estado, da nossa gente. E, principalmente, essa vontade de “culturar”, de cultivar nossas essências e raízes, transformando em arte o cotidiano.

Por isso, no dia 12 de junho, domingo, a partir das 11h, as diversas manifestações culturais do estado estarão reunidas no Made in Minas Gerais, uma festa genuinamente mineira.

O evento será realizado na Praça da Savassi, em Belo Horizonte, no cruzamento entre as avenidas Cristóvão Colombo e Getúlio Vargas, das 11h às 19h.

A entrada é gratuita, mediante retirada de ingresso na Sympla.

O público também pode contribuir com 1 kg de alimento não perecível. As doações serão destinadas ao programa Sesc Mesa Brasil. “Belo Horizonte sempre foi palco de iniciativas relacionadas à cultura, mas percebi que nunca estive em um evento que contemplasse todo o estado.

E foi assim que surgiu a inspiração para o Made in Minas Gerais, em 2019: da certeza de que as tradições genuinamente mineiras merecem um evento que valorize as raízes do seu povo”, enfatiza Jordane Macedo, curador gastronômico e idealizador do evento.

No Made in Minas Gerais, o público, orientado pelos pontos cardeais, poderá “culturar” o que há de especial no estado, feito por quem desenvolve a cultura de cada região.

Na programação, chefs de cozinha, música instrumental e comercialização de produtos mineiros. “Uma oportunidade de viajar por Minas Gerais sem sair do lugar”, ressalta Jordane.

A edição de 2022 também irá homenagear o cartunista Ziraldo, que, em 2022, completa 90 anos.

Além disso, o evento contará com diversas atrações musicais, como a Ad Hoc Orquestra, conduzida por Guilherme Peluci; o instrumentista e compositor mineiro Thiago Delegado e a DJ Aída.

No que se refere à gastronomia, o público poderá experimentar pratos de que sempre ouviu falar.

O evento contará com a participação de 10 restaurantes. São eles: Restaurante Xapuri (Chef Flávio Trombino); Maria das Tranças (Chef Lulu – Maria de Lourdes); Restaurante Dona Lucinha (Chef Márcia Nunes); Leitão Luiz Ney (Chef Luiz Ney), da Pousada Villa Paolucci; Ora Restaurante (Chef Felipe de Oliveira); Padre Toledo (Chef Fernanda Fonseca); Favoritto Jardins (Chef Fred Trindade); Okikuri (Chef David Dias), Empório 77 Bistrô (Chef Alex Bogas) e o espaço Chef Raiz, com a convidada a cozinheira Adriana Lourenço, de Pimenta, oeste de Minas.

Depois de provar as delícias de cada região, o público participará de uma votação, para eleger o melhor prato da cozinha mineira servido no Made in Minas Gerais em 2022.

O melhor prato ganhará o Troféu Dona Lucinha, em homenagem a uma das maiores referências da cozinha mineira, que nos deixou em 2019, aos 86 anos.

Para os amantes de cerveja, a Krug Bier é a marca oficial do Made in Minas Gerais.

Com fábrica no estado desde 1997, a empresa mantém sua tradição de excelência, vinda da Áustria do século XVIII.

É essa dupla essência, austríaca e mineira, que traz, aos produtos da Krug Bier, tamanha qualidade e receptividade do público.

Da Fazenda Fangueiro, em Alvinópolis (MG), a Zaro Café também está presente no Made in Minas Gerais. Produzindo cafés gourmets e especiais de alta qualidade, graças a uma tradição familiar de décadas, a Zaro irá comercializar produtos da marca e apresentar drinks fabulosos de café.

A Cachaça Prazer de Minas é produzida e engarrafada na Fazenda Prazer de Minas, em Esmeraldas (MG), com capacidade instalada de 30 mil litros por safra.

A marca conta com mais de 20 anos de tradição, e qualidade atestada no fato de ser a única Cachaça que representa o Instituto Estrada Real.

No evento, além de comercializar doses e suas famosas cachaças, a Prazer de Minas irá preparar drinks de cachaça. Yvy é uma palavra que vem do tupi-guarani e quer dizer “território”, “o chão que pisamos”.

Por isso, a marca levará ao Made in Minas Gerais os drinks “Destilar o Brasil” e “Redescobrir o Brasil”, reafirmando seu compromisso em dialogar com os ingredientes caros à nossa cultura.

Toda a programação do evento pode ser acessada pelo site ou pelo perfil @madeinminasgerais, no Facebook e no Instagram.

Os animais de estimação também são bem-vindos, já que o evento é pet friendly.

O Made in Minas Gerais é uma realização da Culturar Produções, da Gasmig e do Ministério do Turismo, por meio das leis de incentivo à Cultura, com correalização da APPA, apoio da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur e da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, com o programa “BH é da Gente, do projeto Chef Raiz e da Krug Bier.

Conta, ainda, com apoio cultural e educacional do Sesc, Senac, Sebrae e do Instituto Ziraldo, com apoio institucional da Frente da Gastronomia Mineira – FGM, apoio social do Instituto Unipontas e da Ampapeb.

A produção executiva é da Arreda Produções; a gestão cultural, da Pomar Cultural; e a Comunicação, da Entz e da Personal Press.

Ícone Localização

Localização

Ícone Rota Utilizando Google Maps  Ícone Rota Utilizando Waze
Praça da Savassi (no cruzamento entre as avenidas Cristóvão Colombo e Getúlio Vargas)
Ícone Youtube

Video

 

Ícone Informações

Informações

Ícone de Horários

Horários

a
Evento gratuito será no dia 12 de junho e conta com programação diversa, que une chefs e restaurantes, música, palestras, homenagens e produtos mineiros.

Entrada

Gratuito
Ícone Promoção

PROMOÇÃO

Culturar Produções
Ícone Realização

REALIZAÇÃO

Culturar Produções
Ícone Tags

Tag

Ícone Você pode se interessar

Você também pode se interessar