Palestra: “Tiradentes: o homem por trás do mito”, Lucas Figueiredo é entrevistado por Rogério Faria Tavares - AML

Ícone Descrição

Descrição

Palestra: “Tiradentes: o homem por trás do mito”, Lucas Figueiredo é entrevistado por Rogério Faria Tavares - AML

Durante cinco anos, o escritor e jornalista Lucas Figueiredo pesquisou sobre a vida de Tiradentes, em arquivos no Brasil e no exterior, para compor a primeira biografia moderna de um dos maiores personagens da história do Brasil, tema de sua palestra.

Serão abordadas as principais descobertas da pesquisa, o processo de apuração, o retrato de Joaquim José da Silva Xavier, assim como a comparação sobre a imagem consolidada e a realidade dos fatos.

O livro “O Tiradentes: uma biografia de Joaquim José da Silva Xavier”, que será lançado após a palestra, é resultado de uma pesquisa abrangente de Lucas Figueiredo em acervos nacionais e estrangeiros, e às descobertas mais recentes da historiografia.

O autor reconstitui a trajetória do alferes, desde a sua experiência familiar, os anos de juventude, quando foi mascate, o trabalho no baixo escalão dos oficiais ―, enfrentando as engrenagens da burocracia estatal ―, o ofício paralelo de tratar (e tirar) dentes, até seu envolvimento na Conjuração Mineira.

Em paralelo, descortina-se um retrato vívido das Minas Gerais e do Rio de Janeiro do século XVIII: seus personagens, acontecimentos, e a circulação dos ideais revolucionários.

Ícone Localização

Localização

online
Ícone Youtube

Video

 

Ícone Informações

Informações

Ícone de Horários

Horários

a

Entrada

Gratuito
Ícone Tags

Tag

Ícone Você pode se interessar

Você também pode se interessar