No dia 23 de junho, o Centro Cultural SESIMINAS apresenta a terceira edição do projeto Encontros Musicais, uma série de encontros entre artistas de vertentes diferentes, mas que se completam artisticamente.
Realizado pelo Centro Cultural em parceria com o Produtor Musical Kiko Klaus, o projeto vem desde 2018 promovendo a cena musical independente de Minas Gerais, com o principal objetivo de estreitar os laços entre esses artistas e o público, valorizando assim a produção da música autoral contemporânea do estado.
E para o Terceiro Encontro Musical em 2022, receberá o projeto “Canções Praieiras” que além de ser o título do belíssimo disco de Dorival Caymmi lançado em 1954, é também o conceito deste concerto, no qual os intérpretes Vitor Santana e Sérgio Pererê emprestam suas vozes ao cancioneiro que o compositor dedicou ao universo do pescador e de quem vive na beira do mar. São canções como “O bem do Mar”, “A jangada voltou só”, “Milagre” e “Noite de temporal”.
O repertório não se esgota apenas nas canções constantes no álbum "Canções Praieiras".
Traz também músicas registradas em outros discos e que guardam relação direta com o mar e seus mistérios.
O show foi idealizado e concebido para integrar a I Edição da MIBH – Mostra de Intérpretes BH, projeto totalmente dedicado a obra de Dorival Caymmi realizado em setembro e outubro de 2016.
Desde então, foram realizadas apenas duas apresentações em ocasiões especiais.
A primeira em 08 de setembro de 2016 no Teatro Alterosa e a segunda no dia 01 de outubro de 2017 no Museu de Arte da Pampulha integrando a programação do Projeto Domingo no Museu.
O espetáculo que tem Produção Executiva e Direção Artística de Rafael Guimarães, alcançou grande êxito artístico e rendeu ótimas críticas tecidas por importantes agentes culturais. Em 2022, um formato inédito será apresentado ao público.
As Canções Praieiras de Caymmi recebem arranjos orquestrais de Neto Bellotto e Rafael Martini. Vitor e Pererê serão acompanhados pela excelente Orquestra SESIMINAS sob regência do Maestro Felipe Magalhães em um concerto especial em homenagem ao compositor baiano.
Além do compor a programação do projeto Encontros Musicais, a apresentação integra também a Série de Concertos 2022, da Orquestra Sesiminas, dentro do Ciclo 2: Universo de Possibilidades.
O terceiro encontro acontecerá dia 23 de junho, às 21 horas, no Teatro SESIMINAS.