O programa Diversão em Cena, promovido pela Fundação ArcelorMittal, traz a Belo Horizonte a “Cia Pelo Cano” com o espetáculo “O Jardim do Imperador”.
Na montagem, as atrizes palhaças, Paola Musatti e Vera Abbud, usam os recursos da palhaçaria para reconectar as crianças com a natureza por meio das plantas, seja na comida, nos remédios caseiros, nos cosméticos, dentro ou fora de casa.
A montagem será apresentada no dia 09 de outubro (domingo), às 11h, na Praça Duque de Caxias (Santa Tereza), com acesso gratuito.
Classificação indicativa: livre | Duração: 60 minutos | Gênero: Comédia “O Jardim do Imperador” é baseado no livro “Sementes da Verdade” – um conto folclórico oriental.
O espetáculo conta a história de um imperador que está no final de sua vida e precisa achar um sucessor.
Ele decide, então, que será escolhido por meio das plantas que tanto cultiva e aprecia e convoca as crianças de todos os povoados para uma reunião.
O governante entrega a semente a cada uma delas, para que as cultivem, e aquela que provar que fez o melhor possível dentro do período de um ano, será o seu sucessor.
De forma simples e despojada, Paola Musatti e Vera Abbud conseguem despertar e aproximar as crianças para o tema sobre natureza.
O cenário é vivo, composto por vários tipos de ervas aromáticas e medicinais.
As plantas assumem um papel protagonista no espetáculo, como é proposto no livro. “O espetáculo convida a uma viagem sensorial de aromas e texturas. Propicia a vivência de um outro tempo, o de cultivar, de cuidar, da paciência, da delicadeza e da espera.
Onde se respeita ciclos: a semente brota, dá flores e frutos, morre e novamente germina.
São processos sublimados das nossas vidas urbanas e tão necessários para um entendimento dos processos da vida”, comentam as atrizes.
A interação com a plateia é recurso essencial no espetáculo. No final, as crianças são convidadas pelas atrizes a visitar o jardim do imperador, para tocar e cheirar essas plantas, estimuladas pela fantasia da história.
Nessa hora inicia-se uma rica conversa das palhaças com as crianças e adultos do público, que trocam seus conhecimentos e lembranças, herdados das avós, das receitas caseiras, adormecidos na memória.
E por fim, as personagens oferecem uma semente para cada criança para que ela cultive, em casa, seu próprio jardim.
A Cia. Pelo Cano é formada por Paola Musatti e Vera Abbud, que trabalham com a linguagem do palhaço há mais de 20 anos.
Começaram a praticar as disciplinas circenses e o teatro no início da década de 1990. A partir de 2004, estimuladas pelo percurso comum e pela bagagem artística acumulada ao longo de tantos anos, decidiram se aprofundar ainda mais na linguagem do palhaço, fundando a Cia Pelo Cano, explorando as possibilidades de uma dupla de palhaços.
Desde então, refletir e atuar em um número, um espetáculo ou qualquer outra intervenção cênica a partir do ponto de vista do palhaço, tornou-se prioridade em suas pesquisas artísticas.
Ao longo dos 15 anos de trajetória, a Cia já se apresentou em diversas regiões e festivais dentro e fora do Brasil.
Internacionalmente já foram realizadas apresentações na Colômbia, Chile, Argentina e Áustria.
A apresentação de “O Jardim do Imperador” em Sabará faz parte da programação circense que integra o Diversão em Cena ArcelorMittal em 2022.
Os espetáculos de circo têm curadoria da Agentz Produções Culturais que realiza também o Festival Mundial de Circo em Belo Horizonte e que agora, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, programou diversos trabalhos circenses para integrarem a programação do Diversão em Cena.
O programa Diversão em Cena há mais de uma década tem o compromisso de democratizar o acesso à cultura, levando apresentações teatrais gratuitas ou a preços populares a teatros, escolas e praças públicas, em mais de 60 municípios.
A iniciativa é viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.