O violoncelista Antônio Meneses é o homenageado do 8º Festival de Maio, nos dias 23 e 25/8, no Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas. Nas duas noites, o músico dividirá o palco com grandes nomes da música erudita como Priscila Rato, Cindy Folly, Alma Liebrecht, Catherine Carignan, Wallace Maurício, Iura de Rezende, Janaína Salles, Elisa Galeano e Celina Szrvinsk.
Seguindo a premissa de homenagear um nome da música erudita a cada edição, o 8º Festival de Maio levará para o público o virtuosismo do violoncelista Antônio Meneses. O artista comemora 65 anos de idade e 45 anos da obtenção do 1° prêmio no Concurso ARD de Munique. Foi há 40 anos que o artista conquistou a Medalha de Ouro no Concurso Tchaikovsky de Moscou.
Meneses iniciou seus estudos de música, já com o violoncelo, com dez anos de idade. Aos 16, conheceu o violoncelista italiano Antonio Janigro e foi convidado a participar de suas aulas na Alemanha. Depois disso, Antônio Meneses fez carreira na música erudita na Europa, já tendo tocado com a Filarmônica de Berlim, Sinfônica de Londres, Sinfônica de Viena, Filarmônica Trecha, entre muitas outras orquestras internacionais.