"Noite de Libertação" na Praça 13 de Maio

Ícone Descrição

Descrição

Tradicional festejo denominado “Noite de Libertação” (Festa dos Pretos-Velhos), que acontece há 40 anos na praça 13 de Maio, no bairro da Graça, em Belo Horizonte, está de volta neste final de semana, no dia 14 de maio, a partir das 18 horas, depois de 2 anos de interrupção por causa da pandemia do Covid 19.

O retorno da celebração, que reúne centros de Umbanda da capital mineira e região metropolitana, será um momento de homenagem aos que se faleceram na pandemia e a todos os antepassados, mas também de retomada dos trabalhos em prol da visibilidade da cultura do povo de terreiro, que busca respeito ao seu direito de existir e realizar suas manifestações culturais.

A festa, tombada em 2019 como Patrimônio Imaterial de Belo Horizonte, também é um momento de confraternização entre os terreiros. “Vamos celebrar e reviver toda a natureza e a resistência de nossa ancestralidade”, declara Pai Ricardo (Ricardo de Moura), presidente da Casa de Caridade Pai Jacob do Oriente, uma das organizadoras do evento e um dos mais antigos e tradicionais centros de Umbanda de Belo Horizonte, hoje com 54 anos, e Presidente do RUM (Reunião Umbandista Mineira) que conta com a participação de 30 terreiros de Belo Horizonte e Região Metropolitana que realizam a festa.

Sobre a festa
A festa do Preto-Velho na praça 13 de Maio recria no espaço público o ritual que é realizado dentro dos terreiros. Os centros de Umbanda que integram a festa se reunirão na praça recebendo o público com atabaques, incensos, cantigas, orações, comidas típicas e passes, tudo distribuído gratuitamente. A praça será limpa antes e depois da festa

Ícone Localização

Localização

Ícone Rota Utilizando Google Maps  Ícone Rota Utilizando Waze
Praça 13 de Maio - Bairro da Graça
Nordeste
Ícone Informações

Informações

Ícone de Horários

Horários

a

Entrada

Gratuito
Ícone Tags

Tag

Ícone Você pode se interessar

Você também pode se interessar